Campinas irá ganhar uma das primeiras torres corporativas com a classificação no bairro planejado Órigo
O mercado imobiliário está cada vez mais dinâmico e surgem classificações que contribuem para identificar investimentos com alto potencial. Tratam-se dos imóveis com a classificação Triple A, que significa o que há de melhor na categoria de empreendimentos corporativos na atualidade, isto é, o nível máximo de qualidade.
A busca pelo alto padrão e sofistação tem aumentado e as empresas do segmento de imóveis estão apostando e investindo mais nesse tipo de empreendimento nos últimos anos. Embora o mercado de prédios triple A ainda engatinhe, levantamento da Buildings, primeira empresa brasileira especializada em pesquisa imobiliária, mostra um cenário em ascensão. Em 10 cidades brasileiras monitoradas pela empresa, foram registrados um total de 74 imóveis classificados como Triple A, somando aproximadamente 2,5 milhões de m² de estoque.
A cidade de São Paulo é a que mais concentra esse tipo de laje corporativa, com 41 imóveis, somando um total de 1,5 milhão m². Também integram a lista de 10 cidades: Brasília (13 imóveis), Rio de Janeiro (9 imóveis), Porto Alegre (2 imóveis), Curitiba (1 imóvel), Recife (1 imóvel) Salvador (1 imóvel) e Santos (1 imóvel).
Triple A em Campinas
Campinas ganhará nos próximos cinco anos, uma nova centralidade, o novo bairro planejado Órigo, que está sendo construído às margens da Rodovia Dom Pedro, ao lado do Galleria Shopping. Com projeto ousado e inovador, o novo empreendimento terá uma área comercial de mais de 40 mil m², onde também será construída uma torre corporativa com a classificação Triple A de 24 mil m² de área privativa locável (ABL) com 21 pavimentos e um heliponto.
De acordo com a pesquisa da Buildings, a cidade de Campinas ainda não possui o registro em sua plataforma de edifícios com classificação Triple A, porém conta com 14 imóveis Classe A (80,2 mil m² de estoque) e 5 imóveis Classe AA (36,2 mil m² de estoque). Portanto, a torre corporativa no Órigo poderá ser uma das primeiras com a classificação Triple A na cidade.
Para o CEO da 3z Realty Franco Pasquali, as torres triple A traduzem inovação, eficiência e bem-estar. “Seremos pioneiros em Campinas em construir um espaço corporativo com este grau de qualidade e excelência. Em um cenário onde empresas buscam atrair e reter talentos, oferecer infraestrutura de ponta, tecnologia e ambientes sustentáveis se torna um diferencial estratégico”, comenta Franco Pasquali.
Mas afinal, o que torna um prédio triple AAA?
A categoria vai muito além da estética e é muito mais do que um selo. Envolve alta performance nos sistemas prediais, eficiência energética e sustentabilidade. A classificação é definida por grandes imobiliárias como a CBRE Brasil, Colliers, Cushman, etc, que utilizam uma matriz de atributos.
A Triple A indica que o edifício possui: qualidade construtiva superior; sistemas prediais de última geração; sustentabilidade e conforto ambiental; imagem arquitetônica marcante e capacidade de manter sua competitividade mesmo com a evolução do mercado.
Para que a classificação triple A seja atribuída, os empreendimentos corporativos precisam cumprir alguns requisitos, que incluem: localização privilegiada; projeto arquitetônico inovador; alto nível de tecnologia, como sistemas de automação, que integram controle de iluminação, climatização, segurança e manutenção, elevadores inteligentes, de alta velocidade e tráfego; eficiência energética e sustentabilidade; infraestrutura completa com piso elevado, forro modular, geradores, controle de climatização; possuir mínimo de 1.200 metros de laje; possuir certificações, como o LEED e o AQUA e Gestão predial de excelência.