O escritório franco-brasileiro Triptyque assina a arquitetura do Edifício Átman, em Curitiba

O edifício Átman é um dos empreendimentos do grupo MDGP que se destacam na capital paranaense. Situado no bucólico bairro Cabral, em Curitiba, o projeto leva assinatura arquitetônica do Triptyque – escritório franco-brasileiro reconhecido mundialmente por compor projetos sustentáveis integrados à cidade.
 

Dessa vez, o layout foi conceituado para ser uma ode à sensação de bem-estar. Nesse sentido, as residências se desdobram em três composições de estilos diferentes. No apartamento Tipo, por exemplo, temos a planta de 209 m²; o Garden Duplex leva 281 m² de área privativa e a cobertura, do tipo Duplex, distribuída em 252 m² + 111 m² de um terraço aprazível.
 

“A fachada composta por madeira e vidro em conjunto com o verde é o destaque do empreendimento. Optamos por esses materiais para proporcionar a sensação de aconchego nos moradores e criar uma conexão entre o externo e interno”, comenta o arquiteto Guillaume Sibaud, sócio-fundador do escritório Triptyque.

Outro ponto alto do conjunto é a narrativa de interiores proposta pelo time Belotto Scopel Tanaka Arquitetura (BST). Percebe-se um equilíbrio delicado de texturas junto aos elementos naturais com o objetivo de entregar espaços de atmosfera urbana e contemporânea.
 

Para o paisagismo do empreendimento, idealizado pelo icônico escritório Burle Marx, foi chancelado o conceito denominado Paisagismo Arte, o jardim é o centro das atenções e corrobora a experiência imersiva junto à natureza. Além disso, com a ideia de ter ao longo do caminho novas perspectivas visuais e pontos de interesse, o escritório elaborou um painel marcante e atemporal, com uma composição feita a partir de um traçado livre e formas sinuosas e geométricas, que se contrapõe às linhas mais retas do projeto arquitetônico do prédio. A obra está localizada no hall entrada do empreendimento.

A mesma atmosfera acolhedora se dá por meio do projeto luminotécnico desenvolvido por Regina Bruni. A profissional trabalhou tanto na fachada quanto nas áreas externas, a ideia de refúgio acalantador para valorizar tanto os elementos da arquitetura quanto do paisagismo.

O viés da sustentabilidade também está materializado no edifício Átman, o prédio tem o certificado Green Building Council Brasil, vertente brasileira da certificação internacional LEED, que atesta o bom funcionamento e aproveitamento dos recursos utilizados pelo próprio empreendimento.

Não restam dúvidas que o Átman configura um excelente exemplo de empreendimento inovador que condensa arquitetura, design, sustentabilidade com as bençãos da natureza.