netspaces e Conta Fácil Inovação anunciam integração de ativos imobiliários tokenizados com o sistema COFECI-CRECI

O maior sistema imobiliário do Brasil acaba de dar um passo histórico rumo ao futuro do setor. A netspaces, referência em tokenização de imóveis reais no Brasil, anunciou a integração de sua tecnologia de propriedade digital imobiliária ao sistema SGR-Colibri, desenvolvido pela empresa Conta Fácil Inovação a partir da resolução 1487/2022, editada pelo sistema COFECI-CRECI – órgão que regula os mais de 650 mil corretores de imóveis e imobiliárias no país.
 

Essa união marca a primeira integração de ativos imobiliários tokenizados com o sistema COFECI-CRECI, conectando o mercado tradicional à economia digital de forma inédita. Com a integração, corretores e imobiliárias passam a acessar, anunciar e comercializar imóveis tokenizados diretamente no Colibri, a nova plataforma digital, integrada ao SGR, criada para facilitar a comercialização de investimentos imobiliários por profissionais e empresas inscritos no sistema COFECI-CRECI.
 

O lançamento oficial está marcado para o dia 6 de junho, durante o evento Blockchain Real Estate Summit, que será realizado no Cubo Itaú, em São Paulo. Nessa data, 10 mil corretores e 100 incorporadoras darão início ao processo de onboarding no Sistema SGR-Colibri para comercializar os primeiros 100 empreendimentos tokenizados – resultado da segunda edição do Sandbox da Propriedade Digital, programa da netspaces que já conta com empresas como Vitacon, LBIN e Carozzo.
 

A netspaces opera com um sistema que, até recentemente, era único no mundo: em vez de tokenizar a matrícula do imóvel, ela matricula o token — uma inversão conceitual que cria um arranjo inédito entre tradição cartorial e inovação tecnológica. Essa abordagem estabelece um vínculo direto, transparente e juridicamente reconhecível entre o ativo físico e sua representação digital.
 

O arranjo técnico e jurídico da netspaces, implementado no Brasil desde 2021, vem ganhando respaldo internacional e acaba de ser introduzido também por uma das jurisdições mais avançadas do mundo: o Dubai Land Department, em parceria com a VARA (Virtual Assets Regulatory Authority). Ambos anunciaram recentemente a adoção de um modelo similar de vínculo token-matrícula, conforme amplamente divulgado na mídia global. Com a integração ao sistema Colibri, essa arquitetura pioneira passa a estar acessível dentro do maior ecossistema imobiliário do Brasil, conectando corretores e imobiliárias a uma nova era de liquidez e confiança digital.
 

“Com essa integração no Sistema SGR-Colibri, entregamos o que prometemos no mercado: a criação do maior marketplace de imóveis tokenizados do mundo, com uma base sólida, regulada e interoperável. A experiência que trago das mesas do G20, do BIS e do Banco Central reforça minha convicção de que o Brasil está liderando uma nova infraestrutura global para ativos reais digitalizados”, diz Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central e atual diretor da Conta Fácil Inovação.
 

A parceria nasce com metas ambiciosas: até final de 2026, o plano é chegar a 1.000 incorporadoras, 100 mil corretores e presença em 350 cidades brasileiras, consolidando o país como o epicentro de uma nova economia baseada na tokenização de ativos reais.
 

“Começamos lá atrás, em 2021, com a visão de transformar o imóvel em um ativo digital de verdade, com segurança jurídica e liquidez global. Agora, conectando a netspaces ao Sistema SGR-Colibri, estamos realizando essa visão — com a escala e o impacto que o Brasil merece”, declara Andreas Blazoudakis, fundador da netspaces e precursor das maiores startups do país, como iFood, Sympla e PlayKids.
 

Além da comercialização, a integração prevê o lançamento futuro de um marketplace multichain público, com capacidade de transação e liquidação global via blockchain, bem como arquitetura que permitirá tanto investidores institucionais quanto compradores finais operarem com simplicidade e segurança.