Multifamily no Brasil alcança 84% de ocupação e prevê crescimento de quase 20% no estoque até 2025

O modelo multifamily, em que empreendimentos residenciais são destinados exclusivamente à locação e administrados por um único operador, segue em forte expansão no Brasil. De acordo com a plataforma Market Analytics, da SiiLA — única no país a monitorar esse tipo de ativo —, o segmento registra atualmente 84% de taxa de ocupação e conta com 11.319 unidades distribuídas em 91 imóveis no território nacional.

A expectativa é de continuidade do crescimento. Até o fim de 2025, estão previstas 2,2 mil novas unidades, o que representa um aumento de quase 20% em relação ao estoque atual. Do total, aproximadamente 1.000 unidades (54 mil m²) estão sendo desenvolvidas pela Vitacon.

No ranking de incorporadoras e investidores, a Brookfield lidera com 2,3 mil unidades em 25 torres, seguida por Vila 11, com 954 unidades, e JFL, com 603. Já entre os operadores, o destaque é a Housi, que administra 4,8 mil unidades e projeta acrescentar outras mil até o próximo ano.

Segundo a SiiLA, o monitoramento inclui apenas empreendimentos multifamily desenvolvidos para residencial de renda e operados por uma única companhia, garantindo padronização das unidades, consistência na gestão e maior atratividade para investidores institucionais.

Além dos números, o segmento tem conquistado maior visibilidade no mercado. No canal da SiiLA no YouTube, é possível acompanhar uma visita a um empreendimento de alto padrão multifamily. O tema também foi discutido em episódio recente do SiiLA Podcast, que reuniu especialistas para analisar os desafios e oportunidades desse mercado em expansão.