O mercado recebeu com entusiasmo o anúncio feito hoje pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, de quer mudar os parâmetros do financiamento habitacional no país, tornando mais fácil o crédito imobiliário, com uma nova linha de financiamento com juros fixos, sem correção. De acordo com Guimarães, o novo modelo terá prazo de financiamento de 30 anos e a taxa de juros será no mínimo de 6,5% ao ano – a mais baixa da instituição.
Gustavo Araújo, gerente de Compra & Venda da Apsa – uma das maiores empresas do Brasil em soluções para propriedades urbanas – aposta que, se esta medida for aprovada, permitirá o acesso de mais famílias ao sonho da moradia própria. Como referência, no ano de 2019, apenas 28% das vendas da Apsa foram efetivadas com utilização de financiamento.
“Isto representa uma queda significativa se comparado aos anos anteriores, onde esta participação representava cerca de 60%. Em outras palavras, a maior parte das pessoas que compraram imóveis no ano passado, optou em utilizar recursos próprios. Muitas outras simplesmente desistiram ou adiaram os planos da casa própria por não terem os recursos e nem conseguirem acesso ao crédito imobiliário, devido as altas taxas que não couberam no orçamento familiar”, destaca Gustavo Araújo.
O anúncio acontece na mesma semana em que pesquisa do índice FipeZap apontou que o preço médio dos imóveis residenciais parou de cair em todo o Brasil em 2019.
“A Caixa vai tornar mais fácil o crédito imobiliário no Brasil e as demais instituições financeiras vão seguir os mesmos passos”, disse o presidente da Caixa em entrevista.Sobre a Apsa – Criada em 1931, a Apsa é referência e uma das maiores empresas do Brasil em soluções para o viver bem em propriedades urbanas. Líder no mercado nacional de administração de condomínios, conta com uma carteira de mais de 100 mil imóveis distribuídos em mais de 2,9 mil condomínios. Em locação, são cerca de 9 mil imóveis administrados. A Apsa também atua com compra e venda de imóveis. É a primeira administradora nacional digital, além de possuir rede de atendimento espalhada por várias capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió.