Impulsionada pelo mercado de moradias sob demanda/flexíveis, startup curitibana oferece um portfólio variado aos investidores do segmento
Segundo o Índice FipeZAP+, o metro quadrado de imóveis em Curitiba acumula uma alta de 14,86% nos últimos 12 meses de 2022. Sendo um dos indicadores dessa alta, o mercado de moradias flexíveis têm ocupado cada vez mais espaço no portfólio dos investidores ao propor um novo jeito de morar. Um conceito de habitação que vem se consolidando cada vez mais, despertando também o interesse dos investidores em ativos imobiliários que enxergam no modelo “Build-to-Rent” (construir para alugar) uma oportunidade crescente.
Para o CEO da Yogha, Avelino Neto, o conceito Build-to-Rent (BTR) é o que há de mais inovador para quem quer investir a longo prazo, uma vez que o modelo foi criado para atrair o mercado de arrendamentos. “O mercado de BTR cresce exponencialmente no mundo todo, representando 80% do segmento de aluguel no setor imobiliário americano e por aqui já é possível perceber uma forte demanda também, pois temos uma mudança no comportamento das novas gerações que são muito ligadas à cultura do compartilhamento e não enxergam tanto a necessidade de comprar um imóvel”, conta.
Avelino conta que cada vez mais investidores têm migrado para esse tipo de ativo, já que ele gera uma cadeia de serviços de alta qualidade que, numa ponta, é capaz de atender e cuidar de toda e experiência dos clientes e, na outra, está apta a cuidar de todas as questões administrativas e de manutenção desses imóveis, como é o caso da Yogha. “A Yogha foi criada com o objetivo de facilitar e proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes, por isso ao aderir ao nosso portfólio de parceiros, os investidores, proprietário dos imóveis, podem contar com uma gestão completa de seus imóveis, que vai desde a gestão da ocupação, destacada pela desburocratização do processo, até a prestação de serviços de limpeza e manutenção do imóvel. Tudo de forma digitalizada e inovadora. Outro ponto de destaque é que, por fazermos as negociações diretamente com as incorporadoras e construtoras, podemos oferecer mais facilidades e melhores retornos aos investidores”.
Fundada em 2016, a Yogha é a primeira e a maior empresa de moradias por assinatura do estado do Paraná, que hoje administra mais de 200 imóveis em Curitiba, espalhados em sete empreendimentos de alto padrão. São mais de 38.000 clientes cadastrados e cerca de 183 investidores parceiros. Além disso, a empresa tem investido em tecnologias proprietárias de digitalização da gestão e em soluções de IoT (Internet das Coisas), que viabilizarão um crescimento exponencial de unidades administradas nos próximos anos. “Nossas parcerias crescem a cada ano, sendo que hoje temos a perspectiva de aumentar ainda mais com o lançamento de mais 2 empreendimentos previstos ainda para o ano de 2022, trazendo a possibilidade de expansão na faixa de 260 novos apartamentos, que farão parte do nosso portfólio”.
Entre os empreendimentos administrados pela Yogha, Avelino destaca o Oxygen, da O3 Empreendimentos, que, com a previsão de lançamento para 2025, já conta com 65% dos imóveis vendidos. “Nossa expectativa é alcançar a marca de 85% de imóveis do Oxygen, reforçando ainda mais o nosso portfólio e a nossa expertise em administrar esses ativos tão relevantes a esse novo mercado”.