Inteligência artificial na construção civil ganhou destaque no segundo dia da FEICON

Tema foi abordado durante a Feiconferência e Simpósio Sincomavi; Luiza Helena Trajano também marcou presença na feira, que segue até o dia 11, no São Paulo Expo

A construção civil vem passando por uma verdadeira revolução digital. As tecnologias estratégicas em inteligência artificial (IA) estão cada vez mais presentes nos canteiros de obras, nos escritórios de engenharia e na cadeia produtiva como um todo. Otimização de processos, redução de custos, aumento da segurança e previsibilidade em obras são apenas alguns dos avanços já fornecidos por soluções inteligentes. A FEICON, maior evento do setor na América Latina, trouxe esse debate à segunda no dia de programação, com painéis que fortaleceram a importância da tecnologia no desenvolvimento de um setor mais eficiente e inovador.

Durante o painel na Feiconference – Conferência Internacional de Construção e Arquitetura, a especialista Mariana Panitz, cofundadora da Construflow, falou sobre o tema “Do burnout tecnológico à estratégia inteligente” e desenvolveu uma reflexão sobre como as novas tecnologias podem ser aplicadas de maneira eficaz.

“A IA na construção civil ainda está em uma fase embrionária. Estamos aprendendo a lidar com essa nova ferramenta, a entendê-la e, principalmente, a aplicá-la com inteligência e propósito”, afirmou.

Segundo ela, 96% dos profissionais acreditam que a inteligência artificial pode melhorar o desempenho no trabalho, mas poucos sabem como utilizá-la de forma eficaz. E isso não é culpa do profissional, afinal, só em 2024, mais de 15 mil soluções básicas em IA foram lançadas. “Se eu dedicasse apenas uma hora para testar cada uma delas, levaria 625 dias. É impossível acompanhar”, explicou.

Inovações no varejo

Já Caio Camargo, fundador do VarejoCast e especialista em inovação no varejo, que participou da 19ª edição do Simpósio Sincomavi, que integra a programação da FEICON, afirmou que a artificial se transformará, cada vez mais, na forma como as empresas se posicionam de forma on-line. Ele apresenta o surgimento de um novo hábito, que chama de “IAO” (Otimização para Respostas de IA), como um substituto do tradicional Search Engine Optimization (SEO).

Enquanto o SEO oferece a possibilidade de aparecer em diferentes páginas de resultados, com a IA a empresa “ou está ou não está” na resposta direta fornecida ao usuário. Essa dinâmica reflete a crescente demanda dos consumidores por respostas rápidas e diretas, em vez de longas buscas.

Nesse contexto, a otimização de materiais torna-se essencial. Camargo sugere a busca por veiculação em fontes de informação confiáveis, como jornais, a manutenção de conteúdos sempre atualizados e o uso de embasamento para que a empresa seja valorizada pelos IAs.

O especialista abordou ainda como as empresas já estão usando a tecnologia para conquistar vantagens, assim como o grande interesse das BigTechs nos EUA e na China. “É uma nova corrida espacial, pois quem dominar essa conversa controlará os dados, que são o novo petróleo da atualidade”, comenta.

Integração tecnológica

Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, também marcou presença na 19ª edição do Simpósio Sincomavi. A empresa destacou o papel de inovação e a integração tecnológica promovida pela Inteligência Artificial (IA) no atendimento ao cliente e anunciou a expansão do MagaLu Cloud, a primeira infraestrutura de nuvem totalmente brasileira.

Em sua participação no evento, ela também frisou a importância do setor da construção, cujo bom andamento impacta outras áreas, como o varejo. “O Brasil precisa de 20 milhões de casas próprias em 10 anos para ter um nível de igualdade semelhante ao dos países desenvolvidos. A construção empregada desde o pedreiro, muitas vezes sem estudo, até o engenheiro de formação. Por isso, torcemos muito para que o ramo continue a crescer”, declarou.

Lançamentos com IA

A 29ª edição da FEICON reúne mais de mil marcas expositoras e, nesta edição, a Inteligência Artificial ganha protagonismo ao mostrar seu potencial para o setor da construção civil. Entre os lançamentos de produtos apresentados na feira, está o Val, um canal de atendimento via WhatsApp com IA integrada, da Vedacit, empresa do ramo de impermeabilização.

A ferramenta funciona como um especialista virtual e com base em fotos e vídeos enviados pelos clientes, ela é capaz de realizar diagnósticos precisos e soluções específicas para os problemas identificados. Ao analisar a imagem de uma parede com infiltração, por exemplo, o sistema recomenda o produto mais adequado para resolver a questão. Além de responder a perguntas sobre produtos e oferecer orientação técnica, a tecnologia também recomenda soluções sustentáveis e compartilha informações sobre programas de treinamento e eventos.

Outras iniciativas podem ser encontradas também na Rota da Sustentabilidade, que evidenciam expositores com soluções específicas à construção sustentável, e no Selo Inovação Varejo, que reconhecem produtos e tecnologias de ponta.