Inovação e Construção Civil: FI Group e CTE promovem evento gratuito para o setor

Encontro ocorrerá no dia 24/10 na Casa CTE, no Brooklin/SP, das 17h às 19h

A construção civil sempre foi um dos principais eixos de crescimento da economia brasileira. Mas, pouco ainda é explorado por estas empresas na gama de benefícios fiscais e financeiros capazes de alavancar sua inovação – mecanismos que acabam sendo subutilizados. Para ajudá-los a usufruir de todos estes incentivos, o FI Group, consultoria especializada na gestão de incentivos fiscais e financeiros destinados à PD&I, e o CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), realizarão, de maneira gratuita, o evento “Planejando a Inovação na Construção Civil”, onde as empresas poderão entender a fundo como podem inovar com a ajuda de políticas de incentivo à inovação.

O encontro ocorrerá no dia 24 de outubro na Casa CTE, na Rua Pascoal Pais, 525, no Brooklin / SP, das 17h às 19h.

Apesar de, quando falamos em construção civil, muitos associam, imediatamente, uma construtora, uma grande empresa de engenharia, ou um canteiro de obras repleto de pessoas com capacetes amarelo, sua cadeia e infraestrutura é longa, complexa e composta por uma enorme variedade de contribuintes. Ela engloba desde grandes obras públicas e privadas, movimentando as gigantes da engenharia nacional; até pequenos e médios projetos, cujas empresas são as responsáveis pelo emprego de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras.

Em dados do Caged, como prova disso, no primeiro trimestre deste ano, o setor gerou cerca de 110 mil empregos com carteira assinada, uma alta de 16,85% em relação aos mesmos meses de 2023. Porém, nem só de flores este segmento vive. “A construção civil enfrenta diversos desafios que vão desde um melhor direcionamento de seus resíduos, até um déficit habitacional em nosso país, os quais podem ser mitigados com o apoio da inovação tecnológica e dos incentivos fiscais que subsidiem essas estratégias”, explica João de Freitas, líder de planejamento estratégico do FI Group.

No primeiro desafio citado, como exemplo, dados divulgados em uma pesquisa da ABREMA mostraram que, em 2022, o Brasil gerou 45 mil toneladas de resíduos de construção civil e demolição (RCD). “Este número revela uma imensa oportunidade que o setor possui para ter uma dinâmica circular de suas operações, investindo em inovação para reaproveitamento e aplicação de resíduos, tais como tijolos ecológicos, para que consiga, assim, reduzir seus custos”, complementa.

Este olhar ambiental também pode incluir projetos que elevem a eficiência hídrica do setor, visto que, conforme a UNEP-SBCI, anualmente, a construção civil utiliza 12% de toda a água doce consumida no mundo – uma demanda latente em prol de um melhor aproveitamento deste recurso natural.

No aspecto habitacional, muitos gaps preocupantes também podem ser preenchidos com o apoio inovador e dos incentivos fiscais. Segundo dados da Fundação João Pinheiro, em 2024, o Brasil possui um déficit habitacional de 6,2 milhões de moradia, indicador 4,2% maior do que o de 2019. “A inovação pode contribuir com uma construção modular e outros métodos que permitem que se construa dentro de um conceito industrial, viabilizando projetos em escala com preços acessíveis e de forma muito mais otimizada”, pontua.

Para auxiliar esses investimentos, o evento explicará como as empresas do setor podem recorrer às políticas de incentivo à inovação vigentes no Brasil, tais como a Lei 11.196/05 (Lei do Bem), financiamento público a inovação (especialmente linhas de fomento oriundas da FINEP ou BNDES) e cooperações tecnológica com ICTs. “Queremos demonstrar como esses recursos, quando aproveitados estrategicamente, podem mitigar riscos tecnológicos e fornecerem o apoio preciso para inovar com êxito, otimizando seus recursos e explorando oportunidades de abertura a projetos cada vez mais assertivos”, complementa.

Há, ainda, muito o que ser explorado pela construção civil, para que se torne um setor cada vez mais inovador – e, não faltam recursos em nosso país que consigam auxiliá-la nessa missão. “A conquista desses resultados dependerá da união de toda esta cadeia, trabalhando em sinergia e mirando estes objetivos em comum. Queremos auxiliar essas empresas a conquistarem um crescimento contínuo, mostrando como podem aproveitar esses incentivos para que desenvolvam cadeias produtivas cada vez melhores, mais sustentáveis e eficientes”, finaliza Freitas.

Planejando a Inovação na Construção Civil

Data e horário: dia 24 de outubro, das 17h às 19h

Local: Casa CTE – Rua Pascoal Pais, 525, Brooklin / SP

Inscrições: https://lnkd.in/dHkdHryq