A Ilion Partners, empresa de investimento imobiliário especializada na aquisição e no reposicionamento de prédios em São Paulo, executa agora o retrofit do Edifício Maria Magdalena, na Praça da Bandeira, região central da capital paulista. O empreendimento se soma aos 15 outros projetos de recuperação de prédios operados pela Ilion na cidade nos últimos anos. Líder de mercado nesse segmento em São Paulo, a Ilion já investiu e comprometeu mais de R$ 235.000.000 desde 2014.
Localizado no bairro da Sé e a poucos metros do Vale do Anhangabaú, o Edifício Maria Magdalena foi entregue originalmente em 1954, com arquitetura assinada pelo arquiteto húngaro Francisco Beck. Em seus 15 pavimentos e 4.320 m² de área construída, conta com 28 apartamentos, que têm entre 60 e 145m², com dois ou três quartos, respectivamente. No térreo, a fachada ativa acomoda duas lojas.
Com o retrofit, que tem à frente o escritório de arquitetura Readymake, o Maria Magdalena passará por processo de modernização que mantém e revitaliza as características intrínsecas da arquitetura de sua época — como as áreas comuns e a fachada, formada pelas amplas janelas que atravessam as unidades.
Assim como os demais projetos da Ilion, o retrofit do Edifício Maria Magdalena visa contribuir positivamente ao entorno urbano onde está localizado. Ao atrair novos moradores, o retrofit adensa a cidade, aproximando pessoas de suas atividades diárias de trabalho e lazer. Essa dinâmica resulta em impactos positivos para a cidade, seus moradores e visitantes, em segurança, cultura e mobilidade urbana. O prédio fica no Centro Histórico de São Paulo, próximo ao Terminal Bandeira, segundo maior terminal de São Paulo em fluxo de pessoas.
No aspecto construtivo, a modernização de prédios antigos permite a ocupação de espaços até então subutilizados. Ao evitar a construção de novos edifícios, e sua consequente emissão de poluentes e geração de entulho, representa impactos positivos também em sustentabilidade.
A comercialização das unidades já está em andamento.