Localizado na rua Alves Guimarães, uma das principais vias da zona oeste paulistana, o Nurban Pinheiros é o primeiro dos 7 projetos desenvolvidos pela Ilha Arquitetura para a incorporadora Vita Urbana. O edifício de uso misto, que reúne diretrizes do novo Plano Diretor que incrementam a relação com o entorno e com seus usuários, tem arquitetura e interiores das áreas comuns assinadas pela Ilha. Implantado em um terreno desafiador por suas proporções (13m de largura por 50m de profundidade), o edifício foi executado em alvenaria estrutural, e sua volumetria ganhou dinâmica a partir de elementos metálicos coloridos aplicados na fachada. Na seção residencial, do 3º ao 12º pavimento, as estruturas funcionam como jardineiras, e emolduram caixilhos dos studios e áreas comuns. Nos andares comerciais, os dois conjuntos, de 130m² cada, têm brises metálicos que compõem com o jogo de cores e texturas, além de garantirem conforto térmico e de iluminação para as áreas internas.
O edifício conta com fachada ativa – ocupada por uma loja –, e tem acessos independentes para cada um de seus programas, definição que garante privacidade e segurança para a ala residencial.
O impacto no cenário da cidade também acontece a partir de uma gentileza urbana, ponto de atenção constante da Ilha Arquitetura em seus projetos. No Nurban Pinheiros, um mural do artista visual Apolo Torres dá vida à fachada, aproximando a arte da escala do pedestre.
O setor residencial é formado por 96 studios de 24m² e 7 apartamentos de dois dormitórios. A metragem reduzida das unidades tornou ainda mais relevantes as soluções encontradas pela arquitetura para fornecer conforto térmico e iluminação natural. Um dos caminhos encontrados foi a escolha por caixilhos amplos, de 1,40m x 1,40m, aliados a peitoris baixos, que permitem incidência mais generosa de luz solar e ventilação.
Outro destaque do Nurban Pinheiros é sua parte interna, mais precisamente nos corredores de acesso aos apartamentos. Nesta área, a iluminação e ventilação acontecem através de cobogós de concreto. Nas paredes, optamos por usar as mesmas cores da fachada. A luz natural aqui recai sobre as paredes dando um efeito surpreendente ao corredor.
O bloco de apartamentos é equipado ainda com bicicletário, academia, lavanderia e coworking, integrados no térreo. Já na área externa ficam horta aromática, área para crossfit e pet place. Outras áreas comuns ocupam pavimentos superiores: salão de festas no 3º; rooftop com churrasqueira e solarium no 13º, dando vistas para a cidade nos momentos de lazer.
Estes espaços foram projetados de forma integrada, usando o mesmo espaço com diversas funções. Eles são espaços que proporcionam bem-estar e qualidade de vida para os moradores.