Formado em Administração de Empresa e Pós-Graduado em Economia pela FGV-SP, Flavio Amary possui uma longa trajetória pelo setor imobiliário. Agora, para enriquecer ainda mais sua história e fomentar ações que incentivem o setor habitacional, o empresário assume o desafio de presidir o capítulo brasileiro da Federação Internacional Imobiliária (FIABCI) para o biênio 2023-2025.
Tendo como filosofia promover o aprimoramento profissional e pessoal dos integrantes do setor imobiliário, a FIABCI Mundial congrega, em âmbito internacional, pessoas físicas e jurídicas. Considerada a maior entidade mundial do setor, sediada em Paris, reúne especialistas em mais de 70 países, além de ter participação na Comissão Habitat da ONU.
Com a missão de universalizar e trazer o máximo de informações sobre o tema habitação, para o Brasil, foi criado, em 1980, o braço brasileiro da entidade, denominado FIABCI-BRASIL. Desde então, conecta profissionais e presta serviço aos associados.
“Valorizar e gerar oportunidades para as pessoas que idealizam projetos e propõe soluções para as questões habitacionais brasileiras é muito gratificante. Por isso, um dos principais objetivos do meu mandato é levar a FIABCI-BRASIL para todos os cantos do nosso país e assim, consequentemente, aumentar o número de associados à entidade”, afirma Amary.
Filiados à FIABCI acompanham de perto todas as movimentações e novidades do setor, tanto em âmbito nacional como mundial. O que, claramente, aumenta a possibilidade de networking e potencializa possibilidades de empreendimentos eficazes nas áreas e regiões que mais lhes interessam.
Sendo assim, a federação tornou-se um grande canal de atualização dos entusiastas da área. Para isso, promove eventos, encontros, congressos, premiação, apresenta tecnologias e, além de mostrar iniciativas do mercado internacional, valoriza as nacionais dando a elas um horizonte mais global.
“Para mim, é uma honra presidir uma entidade tão fundamental para o setor habitacional brasileiro. Poder dar andamento e continuidade a todo trabalho realizado por meus antecessores e promover um intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e resto do mundo é uma missão desafiadora e gratificante”, destaca Amary.
O empresário, que é ex-presidente do Secovi-SP e da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Alelo) e atual vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, vice-presidente da Confederação do Imobiliário dos Países de Língua Portuguesa, além de diretor titular adjunto do Deconcic/Fiesp, se mostra muito entusiasmado com as melhorias que a FIABCI-BRASIL pode provocar não só no setor, mas no país.
À frente da Secretaria da Habitação no Executivo estadual durante a gestão de João Dória, no governo de São Paulo, Amary acredita no protagonismo do setor imobiliário na economia brasileira. Nesse sentindo, defende a importância de um olhar muito direcionado à importância de valorizar projetos para melhores condições habitacionais e, consequentemente, mais qualidade de vida à população.
De acordo com novo presidente da FIABCI-BRASIL, criar diálogos institucionais com os poderes constituídos e buscar o desenvolvimento de programas e a formulação de leis que possibilitem ofertar habitação, inclusão social e emprego para as famílias brasileiras devem ser um dos principais focos da federação.