A Dexco, empresa multinegócios de materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, abre nesta terça (27) inscrições para a 3ª edição de seu programa de inovação aberta, o Open Dexco. A proposta é encontrar startups que tragam melhorias em eficiência e produtividade para as operações e negócios da companhia, pensando na melhor experiência e atendimento aos consumidores. As inscrições estão abertas até o dia 21 de março, período no qual a empresa vai fazer buscas ativas de startups e aprofundar o relacionamento com hubs de inovação. Todas as informações podem ser vistas no site do programa.
Nesta 3ª edição, serão lançadas novas oportunidades de co-criação de projetos piloto voltados a produtividade e eficiência, proximidade com o consumidor, sustentabilidade e gestão de resíduos industriais. Para isso, são mapeadas as principais dores e oportunidades estratégicas das áreas de negócio da Dexco, que são lançadas como desafios a serem solucionados.
Segundo Daniel Franco, diretor de TI, Inovação e Growth da Dexco, a atuação obstinada da empresa com a inovação aberta contribui para a criação de soluções que impactam não somente a companhia e seus parceiros de negócios e clientes, desde marceneiros a fabricantes de móveis e grandes magazines de materiais e acabamentos para construção, mas também o dia a dia dos consumidores finais.
“Temos nesse ecossistema uma grande oportunidade de conexão com empreendedores que são ágeis, têm mentalidade disruptiva e nos ajudam a aprimorar serviços e produtos, gerando impacto positivo para as pessoas e para o meio ambiente. E ter a Innoscience ao nosso lado nessa jornada, faz toda a diferença. Ela começou conosco lá no início, na estruturação do programa, e hoje estamos avançando em mais um ciclo de Open Dexco com muito sucesso”, diz Franco.
Confira os desafios lançados para o Open Dexco 2024
Serão quatro desafios para o Negócio Madeira e cinco que englobam multinegócios:
- Gestão de Resíduos Industriais – Uma solução Multinegócios (painéis de madeira, louças e metais)
- Gerenciamento de consumo de gás
- Nível de serviço para pedidos fracionados
- Transformação digital na gestão contratual: desafios e oportunidades para inovação na eficiência jurídica.
- Gestão de protestos
- Otimização do consumo de combustíveis nas operações do negócio Madeira
- Detecção de porosidade em painéis de MDP
- Eliminação da sílica em equipamentos indústriais
9. Análise em tempo real do papel impregnado na produção de painéis de madeira
Veja o cronograma do processo, conduzido em parceria com a Innoscience:
- Scouting: 27 de fevereiro a 21 de março
A Dexco vai fazer buscas ativas de startups e relacionamento com hubs
- Filtro: 25/3 a 26/4
A Dexco vai selecionar as soluções mais aderentes aos desafios e realizar o Pitch Day do programa
- Imersão: 21 a 23/5 e 28 a 30/5
Reunião das equipes internas com as startups para co-criação das propostas de projetos piloto
- Contratação: 24/5 a 12/6
Realização do cadastro das startups e assinatura do contrato
- Piloto: 20/6 a 20/9
Execução dos projetos piloto e validação da atratividade e aderência das soluções
- Avaliação: 08/10
Avaliação dos resultados dos projetos e deliberação pela continuidade dos que tiverem potencial
- Transição do piloto para o rollout: 15/10 a 25/10
Organização das dinâmicas com os times para estabelecer a continuidade dos projetos selecionados
Em 2023, a 2ª edição do programa contou com 221 startups mapeadas e inscritas com soluções para 38 desafios internos, e a companhia selecionou 33 possíveis parceiros para participar do Pitch Day, momento em que apresentam suas propostas para os desafios e dão mais detalhes de como podem inovar em conjunto. Na fase de imersão, preparatória à execução do projeto-piloto, foram aprovadas 11 startups para executarem seus pilotos, abrangendo desde a mitigação de riscos até a receita incremental e a redução de custos.
“Houve um processo de amadurecimento, desde a primeira edição, e os desafios mapeados para 2023 foram altamente relevantes. A empresa buscou e conseguiu resultados significativos. Nove startups parceiras foram escolhidas para continuarem trabalhando com a Dexco em 2024, implementando e integrando suas soluções aos nossos processos e sistema de gestão. E as expectativas para essa próxima edição são as melhores possíveis”, explica Daniel Franco.
Entre os projetos aprovados, se destacam tecnologias mais avançadas e complexas, como quatro projetos de visão computacional. Além disso, a inovação não se limitou aos processos industriais da empresa, como evidenciado pelo projeto de tecnologia aplicada à área jurídica. “Isso sinaliza uma expansão bem-sucedida do programa para áreas adjacentes de backoffice, que também desempenham um papel crucial na transformação digital”.
“O Open Dexco me fez enxergar que não importa a área de atuação, sempre há uma ideia inovadora para ser implementada. O engajamento das equipes internas em propor e defender ideias e viabilizar os projetos junto às startups foi além do que esperava”, diz Pamella Ireno, líder do desafio de agilidade jurídica no atendimento ao consumidor.
Conheça os desafios e as startups aprovadas em 2023 para implementação das soluções:
- Startup AI Robots – Visão computacional na manufatura de metais
- Startup Autaza – Montagem correta de produtos com muitos componentes
- Startup Sirros IOT – Visão computacional no controle de qualidade de revestidos
- Startup Bioelements – Eliminação de etiquetas descartáveis em produtos e embalagens
- Startup SVA Tech – Segurança dos profissionais nas operações industriais
- Startup Instor – Automação da movimentação interna de produtos acabados
- Startup Spectral Solutions – Controle de parâmetros dos compostos químicos de resinas
- Startup Aimirim – Identificação em tempo real de gargalos na produção de painéis
- Startup MOL – Agilidade jurídica no atendimento ao consumidor
A Dexco tem, também, outros programas paralelos e complementares, como o Imagine, de intraempreendedorismo, que já recebeu mais de 27 mil ideias e gerou um retorno capturado anualizado de R$ 20,3 milhões a partir de ações realizadas pelos colaboradores.