O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em engenharia, acaba de se tornar distribuidor oficial do StreamBIM, tecnologia de streaming de dados, que fornece informações dos modelos em BIM (Modelagem de Informação da Construção) diretamente para o canteiro de obras. Com o anúncio, a empresa se destaca como a única autorizada a realizar a distribuição da plataforma no Brasil.
O StreamBIM insere todos os modelos 3D, documentos e desenhos de produção de obra dentro da plataforma, facilitando a visualização e o acompanhamento do projeto por meio de smartphones ou tablets, eliminando, assim, o uso de papel. A proposta do Construtivo também inclui o fornecimento de um monitor na forma de comodato para o uso da aplicação nos escritórios concentrados dentro das obras.
A solução permite que os usuários enviem informações instantaneamente do escritório para o canteiro de obras, proporcionando controle sobre modelos, documentos, checklists, issues, nuvem de pontos, planejamento, entre outros dados de projeto.
Um dos casos de uso mais famosos do StreamBIM foi realizado no projeto do Hospital Metropolitano de Oslo, na Noruega. Com a premissa de priorizar a inovação e a sustentabilidade, o foco era buscar soluções ecologicamente corretas e flexíveis tanto para a construção quanto na operação do edifício.
A adoção do Stream BIM simplificou o fluxo de trabalho substituindo o trabalho manual por uma solução digital. Com mais de 2 mil desenhos digitais sincronizados e acessíveis em dispositivos móveis, a solução transformou o canteiro de obras em um ambiente virtual sem papel, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício.
Além disso, o StreamBIM facilitou a integração do planejamento Last Planner System (LPS), da Engenharia Concorrente Integrada (ICE) e da Modelagem da Informação da Construção (BIM), permitindo à equipe a coleta e o compartilhamento de informações de forma eficiente. Os detalhes deste caso de sucesso estão disponíveis neste link.
Entre as funcionalidades do StreamBIM está a garantia do controle de segurança nas obras, por exemplo, que conta com o recurso “captura” na plataforma para que os usuários possam comunicar qualquer desvio ou incidente no canteiro de obras.
Todas essas informações ficam disponíveis pelo tempo necessário dentro do sistema. Essa função simplifica a criação de listas de verificação, oferecendo uma visão abrangente do progresso e resolução de problemas. Ao contrário das listas de verificação em papel, as checklists no StreamBIM são atualizadas em tempo real, proporcionando uma abordagem dinâmica para o gerenciamento de quaisquer desvios na construção.
Além disso, o StreamBIM transmite gigabytes de nuvens de pontos para qualquer dispositivo. Essa funcionalidade permite comparar o que foi projetado com a construção real “As Built”. Ou seja, com essa função, tanto o proprietário do edifício quanto o empreiteiro têm uma digitalização da construção real combinada com o BIM projetado para detectar quaisquer desvios na obra em tempo real, garantindo controle e segurança para o projeto.
Para o sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro, o StreamBIM é uma ferramenta que inova o mercado AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) numa proporção jamais vista no Brasil. “O StreamBIM oferece uma visão geral de todos os elementos de construção em apenas alguns cliques. Trazer essa solução para nosso portfólio reforça nosso compromisso em continuar fomentando a transformação digital do nosso setor”, finaliza Granadeiro.
- Alphaville alcança EBITDA de R$ 62 milhões no 3T24 e R$ 112 milhões no acumulado do ano
- CMI/Secovi-MG reúne empresários e especialistas do mercado imobiliário em Belo Horizonte no dia 26 de novembro
- Mercado imobiliário de alta renda: o que esperar dos próximos anos?
- 5 razões para investir em imóveis compactos de alto padrão
- Indicador ABRAINC-Deloitte: Mercado imobiliário segue aquecido para o segmento econômico Minha Casa, Minha Vida e estável no segmento de Médio e Alto Padrão