O relatório tem como base a análise de mais de 500 projetos da construção civil a fim de endereçar oportunidades e soluções nos times de engenharia e execução
A construção civil é uma das maiores e mais complexas indústrias do mundo, e envolve um grande número de fornecedores e intenso fluxo de informações durante todo o seu processo produtivo. Processos esses que por envolver tantas pessoas e informações, por vezes desembocam em altos custos e atrasos nas obras.
Segundo a FMI Corp, é estimado um gasto de US$177 bilhões por ano devido à falta de comunicação no planejamento e execução das obras. Os atrasos impactam no tempo para a entrega final das obras, resultando em baixa confiabilidade e satisfação por parte dos clientes e investidores. Sem contar todo o retrabalho que os erros demandam, reduzindo a qualidade do ambiente no trabalho, influenciando diretamente na atração e retenção de talentos na indústria da construção.
Uma das soluções oferecidas pela Construflow, startup voltada para o setor da construção civil, é a digitalização, que oferece a possibilidade de colaboração centralizada e consolidação de informações, reduzindo erros e aumentando a transparência para todas as partes. Isso acontece dentro de uma plataforma de coordenação e inteligência de projetos que gera discussão, rastreabilidade e informação estruturada, a fim de aumentar a produtividade no canteiro de obras.
Segundo Cícero Sallaberry, CEO da Construflow, atualmente existe muita tecnologia disponível para o auxílio de obras e construções, mas muitas construtoras ainda não as utilizam, por diferentes motivos. Segundo ele, a tendência é que os sistemas sejam cada vez mais simples, com interfaces de fácil acesso, conexões e reports mais completos.
“Estamos vivendo um momento em que as empresas estão se tornando cada vez mais tecnológicas internamente, nos seus processos e desenvolvimento, embora o produto final continue sendo algo físico. A construção, em sua grande maioria, segue sendo empilhar tijolos, um processo de 1940, mas as construtoras têm buscado cada vez mais tecnologia para a entrega do cliente, como por exemplo, em portarias inteligentes ou fechaduras digitais”, afirma o CEO.
Pensando nesses avanços tecnológicos e suas constantes atualizações no mercado, a construtech, em parceria com a Snaq, plataforma de conteúdo sobre inovação, startups, tecnologia e nova economia criada por empreendedores dentro do ecossistema de startups, e o apoio da Trutec, lança o report exclusivo que mostra o cenário atual da construção civil e a atualização tecnológica do setor.