A construção civil vive uma revolução silenciosa no Brasil. Com foco em produtividade, sustentabilidade e redução de custos, os sistemas de construção leve, baseados em estruturas metálicas ou de madeira e fechamentos com placas cimentícias, vêm se consolidando como uma das principais tendências do setor. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Drywall, o uso de sistemas industrializados cresce cerca de 12% ao ano, impulsionado pela necessidade de obras mais rápidas, limpas e previsíveis.
Ao contrário da alvenaria convencional, a construção leve combina tecnologia, planejamento e eficiência. O conceito envolve o uso de materiais e métodos mais leves e precisos, resultando em menor desperdício de insumos, redução de prazos e melhor controle de qualidade. “É um sistema moderno que permite erguer empreendimentos com menor impacto ambiental e alto desempenho técnico, favorecendo também a saúde e o bem-estar dos profissionais envolvidos no processo/mão de obra, sem abrir mão da estética ou da durabilidade”, explica Stefanie Celito, gerente de Marketing & Portfólio da Norton.
Parte do grupo Saint-Gobain, referência global em soluções construtivas, a Norton integra um ecossistema de marcas que inclui Placo, Brasilit, Adfors e Isover. Juntas, essas empresas unem inovação e excelência para oferecer soluções que otimizam cada etapa da construção leve, atendendo a obras residenciais, corporativas e industriais com mais qualidade e sustentabilidade.
Na fase de estrutura e montagem, predominam dois sistemas principais: o Light Steel Frame (LSF), que utiliza perfis de aço galvanizado leve, e o Wood Frame, baseado em madeira tratada. Para garantir cortes precisos e montagem estável, a Norton oferece soluções como o Disco de Corte Norton BNA12, indicado para o aço, e o Disco de Serra Norton PRO, ideal para madeira. Ambos são projetados para entregar durabilidade, precisão e segurança durante o processo construtivo.
Na etapa de fechamento e vedação, entram as placas cimentícias, painéis rígidos de fibrocimento que oferecem alta resistência e desempenho em fachadas e áreas externas. Disco de fibrocimento/madeira Norton. Seu design projetado para um trabalho sem trancos ou vibrações, proporciona um corte suave e preciso com agilidade e total segurança. Com alta performance nas principais dimensões de placas.
O acabamento, por sua vez, exige produtos que mantenham a performance e a segurança até o último detalhe. Na aplicação de paredes e forros de drywall e no lixamento de massas, a Norton oferece linhas como Disco de lixa Telado Norton Mesh Power, Folha de lixa Drywall Norton A219 e Folha de lixa Massa A257. Para superfícies cimentícias, o rolo de Norton Lixa K246 é indicado por sua resistência e alto poder de remoção.
Estudos recentes da McKinsey & Company mostram que a adoção de sistemas construtivos industrializados pode reduzir em até 30% o tempo de execução, além de minimizar em até 50% o volume de resíduos. Essa eficiência reforça o papel da construção leve como pilar de uma nova era da construção civil, mais sustentável, escalável e conectada à agenda ESG.
Para o porta-voz da Norton, o movimento vai além da técnica e representa uma mudança de mentalidade no setor. “O futuro da construção está na leveza, na precisão e na sustentabilidade. A Norton tem orgulho de ser parceira estratégica nessa transformação, fornecendo ferramentas de alto desempenho que elevam o padrão de qualidade das obras e impulsionam a produtividade das equipes”,finaliza Stefanie Celito, gerente de Marketing & Portfólio da Norton.