Há 35 anos, a CASACOR São Paulo é um dos maiores eventos do calendário da cidade e referência em todo o Brasil. Após um ano sem seu formato tradicional, a marca, que proporciona a maior experiência do viver das Américas está de volta com sua edição paulistana e diversas outras, espalhadas pelo Brasil.
Essa nova fase de retomada, planejada nos mínimos detalhes para atender a esse momento em que ainda enfrentamos a pandemia de Covid-19, é norteada pelos cuidados sanitários e pela atenção à segurança não apenas do visitante, mas de todos os envolvidos na cadeia de trabalho gerada pela marca. Houve ajustes nos eventos para que sejam mais enxuto e proporcionem melhores experiencias, com ênfase em sustentabilidade, responsabilidade social, arte e foco no digital.
A nova estratégia, liderada pelo Diretor Geral da CASACOR, André Secchin, inclui ainda forte presença de marcas complementares ao setor de construção, arquitetura e decoração, a promoção de formatos alternativos para a mostra e a produção de conteúdos cada vez mais customizados para atender marcas e público. O plano, que inclui ainda expansão em território nacional e internacional.
“O atual momento exige muito cuidados e planejamento estratégico para que o segmento de eventos faça sua retomada de maneira bem-sucedida e responsável. É o que estamos adotando na CASACOR, depois de um ano em que ficamos sem nosso formato de mostra tradicional“, afirma André Secchin, Diretor Geral de CASACOR.
Sucesso de bilheteria
Liderando o setor de eventos que acontecem na cidade de São Paulo neste segundo semestre, com 9 semanas de exibição, a mostra teve sua semana de estreia com bilheteria esgotada e previsão de atingir 75 mil pessoas até 15 de novembro. Em seus primeiros sete dias, recebeu 9 mil visitantes .
A realização do evento é reflexo direto da alta no segmento de construção, arquitetura e decoração, principalmente. Todos esses, setores em franco crescimento mesmo durante a pandemia, período no qual as indústrias de material de construção experimentaram aumento de demanda, assim como o mercado de arquitetura e decoração, com os escritórios atendendo a aumentos significativos na demanda de reformas.
“A força com a qual a CASACOR retorna ao calendário de eventos tem muito a ver com a evolução do mercado de arquitetura e construção. Nosso negócio está intrinsicamente ligado aos resultados da indústria de materiais de construção e do segmento de arquitetura e decoração. Para se ter ideia, da dimensão desse momento de retomada, temos os números da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), que apontam para oitavo mês do ano com alta de 18,8%, no crescimento acumulado da indústria de materiais, em comparação com o mesmo período de 2020. Tudo isso é consequência direta de uma tendencia, surgida a partir de uma necessidade. Com a grande maioria das pessoas em teletrabalho, adaptar a casa, reformar e criar espaços mais práticos e confortáveis para a família se tornaram necessidades urgentes”, explica.
Com o cenário favorável, a CASACOR planeja manter sua relevância e influência no segmento ao proporcionar experiências ligadas não apenas ao universo de arquitetura e decoração, mas no viver. A marca sempre evoluiu em forma e conteúdo, mantendo vivo em seu DNA o desafio de apresentar propostas criativas, versáteis e adequadas ao momento.
“Estamos trilhando um caminho muito sólido com a CASACOR e recebemos em troca essa confiança do mercado no investimento direto de grandes players da indústria, já que nossos maiores patrocinadores são marcas do Grupo Dexco, como Deca, Duratex, Portinari e Ceusa; Coral da Akzo Nobel no setor de construção, e LG, em tecnologia. Como oferecemos experiências com público segmentado de alto poder aquisitivo, também recebemos o apoio da Chevrolet no segmento automotivo e da Diageo, do mercado de bebidas destiladas”, completa Secchin.
Para receber seu público cativo, a CASACOR investe no formato de fluxo de visitação programada, por meio do qual o público escolhe o horário da visitação e sua entrada na mostra ficará garantida e agendada para um grupo com número limitado de pessoas, com número de circulação controlado.
O circuito de 9mil m² e 56 ambientes recebe, diariamente, equipe especializada em limpeza e desinfecção e, seguindo os protocolos da Prefeitura Municipal de São Paulo, é obrigatória a apresentação da comprovação de vacinação com pelo menos 1 dose, inclusive para visitantes de outras cidades e estados. Também é obrigatório o uso de máscara durante todo o percurso, exceto em operações de bares e restaurantes, seguindo as regras sanitárias válidas na cidade de São Paulo e é realizada a medição de temperatura na entrada do evento. Além disso, o circuito de visitação oferece diversos pontos de higienização, seja com álcool em gel, seja com pias montadas especialmente para lavagem das mãos, além de 4 banheiros funcionais, totalmente equipados.