Casa Toushi de Bruno Carvalho propõe um refúgio oriental em uma arquitetura silenciosa e contemplativa na CASACOR São Paulo

Inspirado na tradição oriental, ambiente explora a espiritualidade da madeira, a borboletas da cor esverdeada da pedra jade e o poder do design afetivo como reconexão com o essencial

Com vasta experiência na CASACOR , Bruno Carvalho , ex-sócio da BC Arquitetos, é autor do ambiente proprietário da Duratex na mostra de São Paulo deste ano, em sua primeira carreira solo . O arquiteto apresenta a Casa Toushi – um espaço de 175 m² dividido entre living, sala de chá, dormitório e sala de banho. A proposta é uma experiência sensorial e simbólica que transcende a estética, na qual a madeira assume um papel de protagonismo, conectando o tempo, a memória e o pertencimento.

Toushi , palavra inspirada nos tradicionais painéis de papel translúcido da arquitetura oriental, batiza o espaço e resume sua essência: leveza, delicadeza e espiritualidade. Ao mergulhar na cultura asiática, Bruno construiu uma narrativa íntima que reflete também seu momento de vida — um convite ao reencontro consigo mesmo, ao silêncio e à contemplação.

“A ideia de semear sonhos, tema da CASACOR deste ano, me trouxe uma imagem de uma arquitetura silenciosa, onde cada material guarda uma intenção e um afeto” , explica Bruno Carvalho. “Não se trata de buscar o novo pelo novo, mas de revisitar o essencial com profundidade. A madeira é esse fio condutor — nela há permanência, história e um tipo de beleza que não grita, apenas habita”, completa ele.

A pessoalidade do projeto se revela em cada gesto: na luz que penetra pelas frestas, no desenho das volumetrias que evocam a arquitetura oriental e na escolha dos materiais-primas. Toda a estrutura do forro e a estante lateral do living são feitas em MDF Duratex Nogueira Bourbon , em clara referência ao uso tradicional da madeira com sombras mais escuras nas construções orientais. Já nas paredes, o padrão Duratex Pérola Absoluto — também lançamento — comentários específicos e atemporalidade, valorizando o rigor estético das paginações e a textura da madeira em sua expressão mais elegante.

Na sala de chá, território simbólico de reconexão, Bruno desenvolveu uma marcenaria com a linha Duratex You , que permite a criação de padrões e desenhos personalizados. Usando a temática do espaço, foi desenvolvido um painel com desenho exclusivo para o espaço evocando os desenhos de biombos orientais, com uma linguagem contemporânea, sutilmente tecnológica e profundamente poética.

No piso, o revestimento Matéria da Castelatto , criado com fragmentos cuidadosamente selecionados e incorporados ao concreto, traz um visual único e uma proposta sustentável. Essa escolha se conecta à cor da pedra jade para trazer uma paleta cromática aos elementos que percorrem o espaço. A ideia é trabalhada em bancadas e revestimentos, por meio de produtos como os recém-lançados Portinari Petra e o Castelatto Matéria Sálvia , ambos em tons esverdeados. O espaço reforça a pedra como símbolo da tradição Família. A pedra também conecta o ambiente à sua vida particular, transmitindo espiritualidade, força e prosperidade – temas importantes para a cultura chinesa por ser um símbolo que passa de geração para geração.


O ambiente ainda conta com louças e metais da linha Deca You , que reforçam a atenção aos detalhes e à harmonia sensorial, completando a experiência com soluções de alta performance, elegantes e acabamento refinado.

“A Casa Toushi expressa com muita beleza aquilo que a Duratex acredita: o poder da madeira de contar histórias, acolher e inspirar. O projeto traduzir uma treinada silenciosa, onde tradição e inovação se encontram para criar um espaço com alma. É uma honra ver nossos materiais sendo interpretados com tanta sensibilidade e profundidade” , afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Duratex.

Unindo tradição e inovação, Oriente e Ocidente, a Casa Toushi reafirma o compromisso da Duratex com a criação de ambientes que emocionam — não apenas pelo design, mas pela capacidade de tocar o intangível. Como um haicai silencioso, o espaço ecológico a arte da contenção, da leveza e da harmonia

Fotos: MCA Estudio

CASACOR São Paulo 2025

Local: Parque da Água Branca

Período: Até 3 de agosto de 2025

Mais informações: casacor.abril.com.br