Carvalho Hosken e Azo Inc. trazem para o Rio o conceito de casas suspensas para o último terreno livre da orla da Península

Empreendimento com apenas 39 unidades exclusivas à beira da Lagoa da Tijuca é o primeiro projeto da parceria das duas incorporadoras
 

Você já ouviu falar sobre a tendência de “casas suspensas” para moradias de alto padrão? O último terreno livre da orla da Península, bairro planejado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, vai receber o Insigna, um novo modelo de condomínio residencial de alto padrão, diferente de tudo o que já foi lançado no bairro. Com projeto de arquitetura do escritório Konigsberger Vannuchi, serão apenas 39 unidades com três tipologias únicas: 

Insigna House – Casas térreas com quintal

Insigna Classic – Casas suspensas com varanda gourmet

Insigna Penthouse – Casas suspensas na cobertura com terraço gourmet 

O projeto é o primeiro da parceria entra a Carvalho Hosken, desenvolvedora da Península, e a Azo Inc., incorporadora paulista que assinará também o esperado retrofit do Edifício A Noite, no Centro do Rio. As duas empresas se uniram para somar expertises e criar esse projeto inovador dentro do bairro planejado mais desejado e valorizado da cidade. Para se ter ideia, a Península tem área de 780 mil metros quadrados, equivalente ao bairro do Leblon, com apenas 8% de ocupação total. É o primeiro bairro ecologicamente planejado da Carvalho Hosken. Considerada hoje uma galeria de arte ao ar livre, a Península tem ainda um grande acervo de obras clássicas em mármore de Carrara e contemporâneas, tornando o bairro planejado um exemplo sofisticado de ocupação urbana em harmonia com a natureza. 

O novo residencial terá casas de quatro quartos entre 264 e 369 metros quadrados com hobby box e depósito privativo. Uma outra novidade é a altura do pé-direito, medida que vai do piso ao forro: serão 3,5 metros nas áreas sociais e 2,9 metros nas áreas íntimas, conferindo mais contemporaneidade aos espaços devido à amplitude.

A Carvalho Hosken, proprietária do terreno, buscava um parceiro que pudesse desenvolver no seu exclusivo terreno livre da orla da Península algo realmente diferente do que havia no bairro e harmônico com a natureza exuberante do local. A Azo Inc. também tem em seu portfólio de residências casas de alto padrão em Campinas, São Paulo, como o Casa da Mata, no bairro Gramado, e o Pateo Atmosphera, em Sousas. 

“Esse terreno era de grande importância para o meu pai, Carlos Fernando de Carvalho, que foi o idealizador dos bairros planejados na Barra da Tijuca. A parceria com a Azo Inc. só reforça a nossa premissa de estar sempre à frente do tempo, desenvolvendo projetos exclusivos que se diferenciam em termos de arquitetura, sustentabilidade, mobilidade, conveniências e qualidade de vida. Uma novidade que vale destacar é que, em breve, teremos um novo parque ecológico, que fará parte da Península 2 e será desenvolvido em uma área de 220 mil metros quadrados”, ressalta Carlos Felipe de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.

As casas suspensas se caracterizam por terem amplos terraços e varandas. No Insigna, as unidades tipo Classic terão espaço para uma ampla varanda gourmet e as unidades House e Penthouse poderão receber piscinas exclusivas. Os modelos House contam ainda com amplo quintal e um acesso exclusivo à rua do bairro, reforçando o conceito de casa. Outros diferenciais do conceito de exclusive condominium do empreendimento são os acessos independentes, com elevador social exclusivo e vagas de garagem privativas, unindo o conforto de viver em uma casa independente, mas com a segurança de um condomínio. O valor geral de vendas (VGV) do empreendimento é de R$ 200 milhões.



Equilíbrio entre arquitetura, saúde e bem-estar 

Unindo aspectos como neuroarquitetura, geobiologia, design biofílico e feng shui, o residencial traz o conceito de casa equilibrada. Cada detalhe foi pensado para impactar positivamente os usuários, despertando emoções e proporcionando mais qualidade de vida, saúde e bem-estar aos moradores. “A casa equilibrada é projetada para valorizar a luz natural, a ventilação, promover maior contato com a natureza ao redor e também se evidencia em outros elementos, como o paisagismo que desenvolvemos, a posição dos cômodos, entre outros. O ambiente tem a capacidade de afetar o nosso organismo, comportamento, mudar hábitos, e até modificar plasticamente o nosso cérebro. Com o olhar atento à essas condições, utilizamos critérios que buscam elevar a experiência humana, através do design arquitetônico consciente” explica o CEO da Azo, José de Albuquerque.

As unidades foram projetadas em lâmina com um desnível entre as áreas sociais e de lazer para garantir o isolamento e conforto acústico dos quartos e sala íntima. A integração dessas áreas é feita através de uma escada generosa cercada por um atrium de luz e para ampliar ainda mais o conforto. Há ainda a possibilidade de instalação de um elevador residencial privativo, a cargo do futuro morador, que garante conforto e acessibilidade entre os pavimentos.
 

De frente a uma extensa faixa de mata nativa na margem da Lagoa da Tijuca, com uma rica vegetação local, o residencial foi pensado para atrair moradores que buscam um verdadeiro refúgio urbano. “Eles viverão de frente a um local com natureza intacta e muito exuberante, e são privilegiados por poder estar próximos de uma área totalmente cuidada e preservada. A presença da natureza em nossos projetos não só valoriza os empreendimentos, mas também enriquece a vivência dos moradores”, afirma José de Albuquerque.
 

Para garantir essa integração harmoniosa com o meio ambiente do local, a Azo Inc. contratou o renomado botânico e paisagista Ricardo Cardim, da Cardim Arquitetura Paisagística, que desenvolve o conceito inovador de Floresta de Bolso®. Ele utiliza a vegetação nativa em projetos nas áreas urbanas, promovendo a biodiversidade e criando espaços verdes que beneficiam tanto a fauna quanto os moradores. No Insigna, espécies nativas, muitas delas frutíferas, serão plantadas para atrair pássaros e proporcionar um ambiente que conecta os moradores, especialmente as crianças, com a natureza original da região. Além disso, busca-se a diminuição da temperatura, o aumento da umidade, a retenção de águas pluviais e a promoção de uma maior biodiversidade local. Esses elementos são fundamentais para criar um ambiente saudável e sustentável, alinhado às expectativas de qualidade de vida que os empreendimentos de luxo da Azo Inc. proporcionam.
 

As áreas comuns têm design exclusivo projetado pela renomada arquiteta de interiores Patrícia Anastassiadis. E nas áreas de lazer haverá espaço fitness, salão de festas com vista para a mata, brinquedoteca, piscina com raia de 25m, espaço wellness com sauna úmida e sala de relaxamento e um lazer externo pensado para as crianças com playground e praça das águas. Para os adultos, terá também um mirante para a mata.