Assinado pela aflalo/gasperini arquitetos, o empreendimento vertical integra o DISTRITQ, o primeiro bairro design de São Paulo, idealizado pela incorporadora Arqos
Um empreendimento vertical em que o design e a natureza se encontram para uma experiência única de moradia. Estes são alguns atributos do BVLD ALTI, lançamento da incorporadora Arqos, que entrega para Alphaville um novo conceito de arquitetura contemporânea integrada à paisagem urbana, a partir do urbanismo consciente. Assinado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, trata-se do primeiro projeto vertical do DISTRITQ, o bairro design idealizado em uma área de 600 mil m², envolto por uma reserva biológica com 3,5 milhões m² de Mata Atlântica.
Localizado no ponto mais alto do DISTRITQ, o BLVD ALTI proporciona uma vista única e privilegiada de Alphaville, a partir de um novo horizonte de bem-estar, proporcionado por apartamentos integrados a uma proposta de lazer completa e a natureza deslumbrante, em uma área total de aproximadamente 51 mil m², na qual 45% do terreno conta com área verde permanente.
De acordo com Felipe Chukr, CEO da Arqos, o BLVD ALTI nasce com o objetivo de ser um residencial com a missão de qualificar a vida dos moradores. “Nós propomos o contato direto e permanente com os moradores, enriquecendo a experiência de vida urbana”, afirma Chukr.
Composto por seis torres de cinco andares, sendo o térreo e quatro andares, cada detalhe do projeto surpreende em uma proposta arquitetônica de linguagem minimalista. “Os elementos que jogam com a horizontalidade e a verticalidade exploram jardineiras e brises verticias em corten, que criam uma dinâmica contemporânea. Um detalhe do guarda corpo com elementos inclinados pontua uma identidade única ao complexo e dialoga harmoniosamente com o entorno. A arquitetura, portanto, não é apenas uma questão de estética, mas a condição de construir comunidades saudáveis e sustentáveis”, afirma Grazzieli Gomes Rocha, sócia-diretora na aflalo/gasperini arquitetos.
No total, são 225 unidades, com diversas metragens para atender a todos os tipos de famílias, distribuídas em apartamentos de 106 m² a 136 m² e em Gardens de 139 m² a 260 m² com até 130 m² de área ajardinada. Já as coberturas de 160 m² a 277 m² possuem espaços multifuncionais, contemplando a área para lounge, adega e home office, por exemplo. Todas as unidades contam com duas ou três suítes e depósito privativo. “As plantas dos apartamentos foram cuidadosamente desenhadas para otimizar o uso do espaço, garantindo funcionalidade e conforto. Nos gardens, por exemplo, os moradores têm acesso direto a áreas verdes privativas, criando uma extensão do espaço interno para o exterior”, ressalta Grazzieli Rocha.
Um dos diferenciais do BLVD ALTI está na posição de cada torre, que tem 30 metros de distância entre si, o que garante uma vista eterna para a mata, além do conforto e privacidade de uma casa. “Nossa intenção foi criar um condomínio residencial que respirasse, com equilíbrio entre os espaços construído e as áreas verdes, proporcionando a sensação de bem-estar e aconchego através de uma boa ventilação e insolação dos ambientes”, afirma a arquiteta.
Já os vazios criados entre as construções são verdadeiros espaços de convivência, que resultam na criação de três grandes praças internas com cerca de 1,6 mil m², a fim de proporcionar bem-estar, estimular a interação entre os moradores, trazendo a sensação de pertencimento. “Os moradores podem se conectar, reforçando a percepção de comunidade, desfrutando de vistas que se alinham com a copa das árvores, criando uma experiência visual e emocional”, explica Grazzieli Rocha.
Do ponto de vista construtivo, o projeto ainda se destaca pelo uso de estrutura pré-fabricada, que proporciona mais agilidade na execução da obra, devido à otimização significativa da mão de obra no canteiro, o que acelera a entrega do produto. “Trata-se de uma solução mais limpa, o que é particularmente relevante do ponto de vista ambiental”, ressalta Chukr. “Essa estratégia também se traduz em vantagens para os nossos clientes, pois permite a criação de vãos maiores nos apartamentos, tornando as plantas mais flexíveis e adaptáveis às necessidades dos moradores”, complementa.
Tratando do urbanismo consciente, a implantação do empreendimento em frente à escola St. Nicholas, com um generoso recuo frontal, favorece a criação de uma larga calçada que, segundo a arquiteta, promove a mobilidade a pé e a convivência, essenciais para a formação de uma comunidade local. “A fachada ativa foi projetada para integrar e trazer comodidade ao condomínio e uma conexão com o bairro, localizado na extremidade do calçadão, convidando tanto moradores quanto visitantes a utilizarem o espaço”, conta a sócia-diretora da aflalo/gasperini arquitetos. Ela completa: “A presença de áreas comerciais na esquina agrega praticidade, promovendo um fluxo dinâmico de interações”.
O lazer completo é um diferencial do BLVD ALTI. Com 15 mil m² de áreas ao ar livre entre as torres, incluindo uma praça exclusiva, os ambientes comuns do empreendimento entregam sofisticação em uma experiência única de moradia, com projeto de design de interiores contemporâneo assinado pelo escritório TRIA Arquitetura.
Quadra de Beach Tênis, piscina adulto com raia semiolímpica, SPA com sauna seca, salas de massagens, churrasqueira com forno de pizza, salão de jogos com espaço gamer, sala fitness, fire pit, espaço coworking, playground aventura são alguns dos 24 espaços de convivência, que prometem atender a toda família. Para completar, a fachada ativa com lojas e cafés proporciona o máximo de praticidade no dia a dia.
No paisagismo, o BLVD ALTI segue as mais atuais tendências internacionais voltadas ao movimento de morar bem, assinado pelo escritório SOMA Arquitetura, ressaltando a reserva permanente.
Ecoeficiente, o projeto conta com a certificação preliminar EDGE – Excellence in Design for Greater Efficiencies, validada pelo GBCI (Green Business Certification Inc), ressaltando a redução mínima de 20% no consumo de energia e água.
DISTRITQ. O BLVD ALTI está localizado na centralidade Boulevard, o ponto de entrada do bairro design. Vizinha da renomada Escola St. Nicholas, foi batizada devido à grande calçada, que serve como praça e área de lazer ao longo da Av. Honório Álvares Penteado, onde está o edifício de casas Vista Alta e, futuramente, abrigará mais dois empreendimentos.
Felipe Chukr, CEO da Arqos, explica que o bairro como um todo foi planejado a partir do conceito de cidade de 15 minutos, que representa a mobilidade acessível e ativa, centralidades de diversas escalas para atendimento das demandas tanto dos moradores, quanto do comércio, dos serviços e do lazer, que conviverão de maneira harmoniosa, o que estimulará a sustentabilidade econômica da região.
“Quando falamos em Boulevard, queremos estimular também o encontro entre os condomínios e os espaços públicos. Além deste lançamento, está em construção o condomínio Vista Alta, que será entregue em 2026. Nesta centralidade, estará o Mirante Arqos, um espaço gastronômico e de convivência para os moradores com vista para a reserva biológica”, finaliza Chukr.
Ficha técnica BLVD ALTI
Área total construída: 51.206,68 m²
Área de terreno: 44.902,17 m²
Área total privativa: 28.747,43 m²
Área verde preservada: 20.620,24 m²
Torres: 6
Pavimentos: 5 pavimentos, sendo um térreo e 4 andares
Total de unidades: 225
Apartamentos de 106 a 136 m²
Cobertura de 160 a 277 m²
Garden de 139 a 260 m²
Todas as unidades com depósito privativo
- Incentivos da nova Lei de Zoneamento impulsionam construção de edifícios que favorecem a “fruição pública” em Curitiba
- Mercado da construção está otimista para 2025
- Vendas líquidas da Cury Construtora crescem 57,4% no quarto trimestre de 2024 e alcançam R$ 1,4 bilhão no período
- Varejo de materiais de construção apresentou crescimento no mês de outubro, indica estudo
- Prévia operacional da Plano&Plano aponta novos recordes históricos em lançamentos e vendas líquidas no ano de 2024