As casas sempre foram testemunhas das histórias e das memórias que nelas se abrigaram e nas suas paredes se fixaram. Dos tijolos que envelhecem às pinturas que descascam, nelas habitam as vivências que jamais se apagam. E, mesmo quando o tempo deixa marcas profundas, elas seguem em pé como símbolos de experiências fecundas, porque o tempo, afinal, não apaga o que na vida aconteceu e o que as casas sempre vão guardar. É com essa poesia em prosa que a SUITE Arquitetos, dos sócios Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, assinam o projeto Casa Kraftizen Cosentino, espaço proprietário da multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design, que faz parte da 36ª edição da CASACOR São Paulo, que acontece de 30 de maio a 06 de agosto, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
A criação do ambiente de 200m² partiu do princípio das moradias mais vernáculas brasileiras, construídas em taipa, que trazem as marcas da permanência em suas paredes. Ressaltadas pelos revestimentos que compõem o espaço, essas histórias têm como ponto de partida o volume central do ambiente, que traz a taipa em terra, executada pela Taipal, com nuances de pinturas da Coral nos tons da terra. A partir dele, as várias camadas, que refletem as memórias da casa, aparecem nas composições com mármore travertino e na pintura artística, criada pelo Atelier Adriana e Carlota, retratando a morada que guardou as memórias de diferentes habitantes em momentos que já se foram.
Com um layout fluído, o projeto é guiado por uma paleta de cores que privilegia os tons claros e orgânicos – que vai desde o tom Pousada de Areia até a coloração Cestaria, ambos da Coral – que estão presentes também nos mobiliários que foram desenvolvidos pelos arquitetos, exclusivamente, para essa edição da CASACOR São Paulo. O sofá, pensado para “abraçar” o espaço, tem formas curvas e fluídas e uma textura que acolhe, a partir das pregas e dobras que conferem um aspecto de memória de uso à peça. As mesas de centro trazem uma releitura de tramas criadas com insumos descartados de palhas de seda naturais, que foram repensadas, reconstruídas, reutilizadas e trançadas pela equipe da SUITE Design com materiais da designer têxtil Nani Chinellato.
Já a mesa lateral, produzida com o Dekton®️ Kraftizen Umber e Albarium, da Cosentino, consolida a proposta do espaço de reverenciar e resgatar as lembranças, a partir do fazer artesanal, em consonância com a tecnologia presente no projeto, através dos revestimentos Dekton®️ Danae e Kira. O tom areia de Dekton®️ Danae abraça os recortes acinzentados de Dekton®️ Kira, formando uma paginação exclusiva no piso do ambiente. A dupla também aparece nas áreas de estar e jantar, do banheiro e nas bancadas, mostrando a versatilidade das pedras e suas infinitas aplicações, acrescentando, assim, uma camada de atualidade às tantas existências.
Esse aspecto mais contemporâneo também está presente no revestimento da área de banho, que ganhou uma película adesiva – fornecida pela Design House – que reproduz um acabamento que remete ao metal enferrujado, indicando que ali a passagem do tempo também deixou as suas marcas. Ainda no banheiro, uma projeção de água, executada pela Taag, ilumina o forro da área, criando uma experiência sensorial única.
“As casas são testemunhas silenciosas do tempo que passa, guardiãs de histórias que se acumulam ao longo dos anos. Como uma tela em branco, elas são preenchidas com as marcas da vida, as cicatrizes que o tempo e das tantas “moradas” deixaram em suas superfícies”, explicam Carolina, Daniela e Filipe. “Queremos que as pessoas olhem para esse projeto e consigam perceber e sentir as histórias e as memórias da nossa casa e até refletir sobre as suas próprias casas”, completam.
O projeto também ganhou um paisagismo singular, criado pela equipe da Cenario Paisagismo. Um jardim, que acompanha o volume central em taipa, traz um conjunto de flores nas tonalidades que variam entre os mais terrosos, arroxeados e vinho.
A CASACOR São Paulo acontece entre 30 de maio e 06 de junho, no Conjunto Nacional.