Empresa especializada na técnica, a Fator Realty comenta a importância do fomento da Caixa Econômica Federal, e explica particularidades que determinam o sucesso dos projetos, além de aspectos positivos que atraem o interesse dos incorporadores e do público final.

A Caixa Econômica Federal introduziu uma nova opção de financiamento imobiliário destinada a incorporadoras que buscam revitalizar edifícios antigos. Esta linha exclusiva para retrofit oferece mais vantagens em comparação com os financiamentos para a construção de novos imóveis. Esta nova modalidade de crédito contará com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), apresentando taxas de juros mais baixas do que as do mercado, além de recursos que podem ser utilizados livremente. Nos financiamentos tradicionais, o crédito é restrito à aquisição do terreno.
Para Vasco Rodrigues, CEO da Fator Realty, a nova modalidade irá beneficiar e muito as incorporadoras como a Fator, especialista no segmento de retrofit tanto de empreendimentos residenciais, como hospitalares. “Muitos gastos são realizados no início das obras, e com uma modalidade que nos permite obter um adiantamento de até 50% dos fundos do empréstimo, ao invés de 10%, para que possam ser destinados já neste primeiro momento, irá facilitar muito o nosso fluxo de caixa.”, celebra o empresário.
Renovar, restaurar e atribuir nova funcionalidade a um imóvel antigo é o conceito base de um retrofit. Muito mais que uma simples reforma, o retrofit caminha em direção ao futuro, mas sem deixar de lado o passado e a preservação de partes do imóvel, permitindo que o antigo e o novo convivam de forma harmoniosa. No Rio, com a diminuição da ocupação de escritórios comerciais após a pandemia, a tendência abriu uma fatia de mercado até então inexistente. E até mesmo antigos edifícios comerciais que pertenciam ao poder público vem sendo leiloados e convertidos em residenciais. Há diversos projetos em andamento na região do Centro, como o edifício A Noite, e também na Zona Sul, como o antigo edifício da RioUrbe, no Largo dos Leões, no Humaitá.
O prédio da RioUrbe, comprado pela Fator Realty, dará lugar a um residencial de altíssimo padrão com 157 apartamentos com 32 a 77 metros quadrados, com tipologias studio, sala/quarto e dois quartos. Juntos, chegam a um valor geral de vendas (VGV) de R$155 milhões. As obras estão avançadas e já vendeu quase 70%. Os números da Fator revelam a tendência de mercado analisada pela Brain Inteligência Estratégica: No Rio, os lançamentos avançaram 35%, incluindo os retrofits, e as vendas cresceram 12,6% no primeiro semestre, em número de unidades.
O boom dos retrofits no mercado carioca foi ocasionado pela aprovação da Lei Complementar 232, da Câmara Municipal, que trouxe novas oportunidades para as incorporadoras desenvolverem projetos no Rio.
A normativa municipal criou condições vantajosas para a reconversão de imóveis históricos e de construções existentes que estejam dentro das normas e devidamente licenciadas. Com isso, até mesmo edifícios e residências tombadas podem ser convertidos para diferentes usos ou divididos em unidades independentes, desde que tenham a autorização dos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural.
Para Vasco Rodrigues, CEO da Fator Realty, a expertise na técnica de retrofit da Fator fez diferença na tomada de decisão de adquirir o edifício. Com mais de 68 anos de história na construção civil e incorporação de alto padrão, a Fator já assinou vários retrofits tanto na área hospitalar, quanto residencial.
“Além dos desafios de qualquer obra, o retrofit apresenta uma camada a mais, que é a estrutura existente, que por ser de outra época, requer cálculos específicos, estudos e a adoção de métodos construtivos adequados para a reconstrução e para que se possa entregar um resultado final moderno, funcional e acima de tudo, de alto padrão”, diz o CEO.
“A Fator desenvolveu uma metodologia construtiva própria, através do aprimoramento do uso de técnicas e aplicação de ferramentas variadas de gestão, permitindo melhorias nos controles e no monitoramento dos processos. Nossa atuação oferece mobilização nacional de equipes com estruturas operacionais interligadas, que promovem mais eficiência e otimizam a execução de cada operação”, diz.
- Fator Realty traz especialista de mercado imobiliário de alto padrão em evento para corretores de Salvador
- Cury Construtora lança empreendimento Arte Santa Marina na Água Branca
- The Collection Vila Mariana oferece o lazer mais completo da região, com rooftop exclusivo e localização privilegiada
- Mitre Realty retorna ao Brooklin com parcerias de renome
- Aluguel residencial sobe e ultrapassa R$ 2 mil pela primeira vez em Curitiba