Para comemorar os 30 anos de atuação em Minas Gerais, a CASACOR irá ocupar um edifício que possui uma importância histórica para a cidade, além de uma estreita conexão com a arquitetura
O local escolhido para sediar a 30ª edição da CASACOR Minas é o edifício-sede do Campus da PUC Minas Lourdes, na Praça da Liberdade. O campus foi construído originalmente para abrigar o Instituto Metodista Izabela Hendrix. Localizado na Rua da Bahia, 2.020, no bairro de Lourdes, a construção, inaugurada em 1941, se prepara para sediar a PUC Lourdes. A edificação chama atenção pela imponência e também por sua relevância histórica. O edifício é tombado pelos órgãos competentes e integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Projetado em 1938 pelo arquiteto italiano Raffaello Berti, autor de mais de 200 obras na cidade, incluindo algumas edificações importantes como a sede da Prefeitura, do Minas Tênis Clube, da Santa Casa de Belo Horizonte, a sede dos Correios, entre outras, o prédio também foi a sede da faculdade de arquitetura e urbanismo do Instituto Metodista Izabela Hendrix, considerado um dos melhores cursos da área no país. Adquirido no final de 2023 pela PUC Minas, o imóvel tombado será adaptado para abrigar a PUC Lourdes, a partir do próximo ano. Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da PUC Minas Lourdes já circulam pelo complexo de prédios da sede. A nova unidade promete ser uma referência de inovação e tecnologia, abrigando uma série de iniciativas nas diversas áreas.
No projeto de Berti, é possível perceber uma influência discreta de traços modernistas, com predominância do estilo Art Decó. A construção se destaca pela precisão das formas e também por ter incluído algumas experimentações estéticas na época, como as janelas altas e estreitas, que formam um desenho bastante característico de sua fachada. A planta é simétrica e funcional e a circulação conduz a um pátio externo de onde é possível contemplar a edificação. A fachada em pó de pedra, outra característica bastante marcante da época, é também uma assinatura do arquiteto, presente em outros projetos assinados por ele.
Criada com o objetivo de apresentar e promover o trabalho desenvolvido por arquitetos, designers e paisagistas do estado, a CASACOR Minas Gerais se consolidou ao longo de sua trajetória como o mais longevo e importante evento do segmento, atraindo a atenção do público e do mercado. Com o passar dos anos, a mostra foi ficando cada vez mais robusta, incorporando novidades, tornando-se assim a principal referência do segmento para profissionais, lojistas, fabricantes e público.
Como já é tradição, a CASACOR Minas está sempre em movimento, ocupando novos endereços pela cidade, contribuindo para despertar novos olhares e reflexões acerca das nossas edificações e do papel fundamental da arquitetura, do design e da arte na vida das pessoas. “Dessa forma, estamos contribuindo para contar um pouco da história da nossa cidade, além de evidenciar o trabalho de uma série de profissionais criativos e das empresas do segmento”, destaca Juliana Grillo, diretora da mostra.
A 30ª edição da CASACOR Minas será realizada ao longo dos meses de agosto e setembro. “Além da importância histórica, o edifício escolhido para esta edição comemorativa se destaca por seus ambientes generosos, com pé direito alto, uma ampla área externa, além de um pátio central que será palco de uma série de eventos e encontros ao longo da mostra. Podemos adiantar que será uma edição muito especial, possibilitando que o público possa vivenciar diversas possibilidades de ocupação e fruição daquele espaço”, destaca o diretor Eduardo Faleiro.
- Crowdfunding de R$ 8,8 milhões quer estabelecer galpão logístico no Cinturão Verde de São Paulo e tornar investidores sócios do negócio
- Centro de São Paulo é aposta de investimento da One Innovation no início do ano
- CASACOR Minas Gerais anuncia local da mostra em 2025
- Plaenge registra crescimento recorde em 2024, com aumento de 52% em lançamentos
- Venda de imóveis usados cresce em 2024 e mantém mercado imobiliário de Curitiba aquecido