Residencial em Ribeirão Preto é construído para promover interação entre pessoas e a natureza

Terras Alpha Ribeirão Preto, da Alphaville, será referência em áreas verdes e integração do espaço urbano com o meio ambiente

Com um olhar voltado para a preservação ambiental, a Alphaville, líder em empreendimentos horizontais no Brasil, desenvolveu estratégias para cuidados com a natureza no novo Terras Alpha Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. O residencial, lançado em 2023 e que está em fase de obras e acabamento das ruas, proporcionará aos moradores conexão com o meio ambiente por meio de 43 mil m² de áreas verdes totais, além de ciclovia externa de 1,2 km.

Durante a fase construtiva, a empresa estruturou ações para estimular trabalhos eficientes e ao mesmo tempo sustentáveis, como o programa de educação ambiental para trabalhadores. A atividade visa reforçar a importância de se realizar obras que não impactem o solo e a flora da região, além do uso inteligente de materiais e equipamentos com o objetivo de minimizar desperdícios e reduzir custos.
 

“Temos uma equipe especializada para traçar estratégias de preservação, de acordo com as especificidades de cada projeto, pensando na gestão consciente dos recursos e assegurando a preservação das áreas verdes. E promovemos a educação ambiental junto aos trabalhadores que nos ajudam a construir nossos empreendimentos”, explica Bruno Nunes, diretor comercial da Alphaville.
 

O Terras Alpha Ribeirão Preto, assim como em todos os projetos da companhia, conta com uma equipe de engenharia ambiental presente na construção. Liderada por um engenheiro, o time avalia detalhadamente todas as atividades de obras, garantindo o cumprimento de normas ambientais e integração de práticas sustentáveis.
 

O departamento de engenharia ambiental de cada projeto faz o acompanhamento de programas, como o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), além de realizar a supervisão da evolução da obra, gestão de resíduos, entre outras designações.
 

“Todas essas medidas garantem que os residenciais sejam desenvolvidos de forma equilibrada e sustentável, respeitando os ecossistemas de todas as localidades. É fundamental pensar na qualidade de vida, bem-estar e segurança que essas atividades fornecem para colaboradores em uma ponta e moradores em outra”, ratifica Nunes.
 

Outra estratégia visando a flora do Terras Alpha Ribeirão Preto é o plantio de 5.532 mudas nativas, sendo 4.532 para a revitalização das áreas verdes, além de outras 1.200 unidades destinadas a locais para passeios públicos e sistemas de lazer.
 

“Essa ação não tem apenas um objetivo estético, mas, principalmente, contribuirá significativamente para a preservação da biodiversidade da região e criação de espaços mais agradáveis e saudáveis para os moradores e visitantes”, reforça Nunes.