Planet Smart City começa a entregar casas com uso sustentável de energia subsidiado por programa da ONU

A Planet Smart City, proptech ítalo-britânica especializada no desenvolvimento e estruturação de cidades inteligentes, foi selecionada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) para receber subsídios de projetos focados em energia sustentável. A parceria foi iniciada em 2023 e a implementação do projeto foi desenvolvida neste ano, com as primeiras entregas de espaços com instalação de painéis fotovoltaicos nas Smart Cities Laguna e Aquiraz, cidades inteligentes projetadas pela Planet Smart City no Ceará, além do gerenciamento digital de energia. Esta é a única iniciativa vencedora no Brasil – as outras estão no Marrocos, Índia e Colômbia, países também beneficiados pela ação.

O projeto completo contempla a instalação de painéis fotovoltaicos em mais de 70 casas e nessa primeira etapa, concluída em abril, foram entregues 10 casas com painéis instalados, em Laguna. Na Smart City Aquiraz, foram colocados painéis solares no HUB de inovação, que são espaços de uso comum direcionados para atividades coletivas como cursos, workshops e outros.
 

Além das 10 já entregues, ao longo do projeto, que tem duração de dois anos, a previsão é que mais de 60 casas ainda sejam concluídas na Smart City Laguna envolvendo a instalação de painéis fotovoltaicos, sistemas de armazenamento de energia e recursos de gerenciamento digital de energia.
 

“O projeto está avançando muito bem, e estamos felizes em acompanhar seu progresso. Mais do que isso, é gratificante conversar com os primeiros moradores que estão se beneficiando da instalação de painéis fotovoltaicos em suas casas, obtendo assim economia de energia”, comenta Myriem Touhami, comissária da ONU que visitou as cidades inteligentes da Planet Smart City para ver o andamento do projeto.

Há ainda a pretensão de que futuramente os serviços digitais sejam enriquecidos com lógica de gamificação para estimular mudanças de comportamento e disseminar a conscientização sobre energia entre os moradores.

A Planet Smart City vem implementando o projeto em colaboração com a EOT – Energy of Things – uma empresa italiana especializada em soluções digitais e de inteligência artificial aplicadas ao setor de energia. Durante a implementação do projeto, a manutenção dos painéis é feita pela empresa e os moradores serão acompanhados e orientados pelo time de gestão social da Planet Smart City, que está preparando um programa de instrução sobre o uso consciente das placas fotovoltaicas, para que após o fim do projeto os próprios moradores estejam capacitados para realizar as manutenções.

O projeto da PNUMA integra a Iniciativa de Redes de Eletricidade Orientadas à Demanda Digital (3DEN, em inglês), implementada em conjunto com a Agência Internacional de Energia (AIE) lançada em 2021 e apoiada pelo Ministério Italiano do Meio Ambiente e Segurança Energética e pelo Ministério Italiano de Relações Exteriores e Cooperação Internacional. O subsídio fornecido pela PNUMA foi de 1 milhão de dólares e o projeto está sendo gerido pelo centro de competência da Planet Smart City, em Turim, na Itália.

Cuidado com o meio-ambiente
 

As cidades inteligentes da Planet Smart City integram as principais práticas de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais. Suas ruas e avenidas são largas e divididas para diversos modais, estimulando formas alternativas de transporte e diminuindo a necessidade de emissão de poluentes por conta do excesso de veículos.

Elas contam ainda com piso intertravado, que evita a formação de ilhas de calor e facilita o escoamento da água da chuva, evitando alagamentos e direcionando o fluxo pluvial para lagoas artificiais e outras maneiras de armazenamento para utilização posterior.
 

Além disso, a Planet desenvolve diversas soluções utilizando o conceito de IoT (“internet das coisas”, em inglês), como medidor do nível de poluição do ar, monitoramento de residências e espaços compartilhados, entre dezenas de outras funções. Tudo isto está disponível através do Planet App, aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pela própria companhia no Centro de Competência, em Turim, na Itália e disponibilizado para todos os moradores das Smart Cities da companhia.