85% das vagas são ocupadas por mulheres, sendo que 100% dos cargos de liderança também ocupados por elas
É importante termos cada vez mais consciência sobre o que ainda precisa ser conquistado pelas mulheres para que alcancemos a equidade de gênero. Muita coisa foi conquistada com muita luta, mas a caminhada ainda será longa. Pensando na urgência deste tema, a VMV Real Estate Consulting, a maior Consultoria Imobiliária do país, faz questão de ter 85% das vagas da empresa ocupadas por mulheres, sendo que 100% dos cargos de liderança também são ocupados por elas. A corporação conta com 80 colaboradores no total.
Além de pensar no bem-estar e na saúde mental de todos os colaboradores, oferecendo gratuitamente acompanhamento terapêutico em grupo e individual, o grupo também desenvolve políticas internas, através da área de Cultura e Pessoas, para contribuir com a ruptura dos preconceitos.
“Um dos valores da VMV é deixar o mundo melhor que encontramos. Apesar de ser homem, sei da desigualdade e da responsabilidade de cada um em contribuir com a mudança. Nosso time foi organicamente crescendo majoritariamente feminino e, com o crescimento da empresa, todas as posições de liderança são compostas por mulheres. E temos orgulho do time forte e de saber que de alguma forma contribuímos na luta e nos diversos desafios que elas seguem vencendo”, afirma Vinicius Marques -Strategy Director da VMV Group.
Importante ressaltar que não basta apenas contratar mulheres, mas, também, garantir com que elas tenham bem-estar e sejam tratadas com respeito e igualdade dentro das corporações. Garantir seus direitos como mulheres e profissionais. É o exemplo da Kely Cristina – Business Leader da VMV, que acabou de retornar de uma licença maternidade.
“Eu tive bebê há pouco tempo e nunca imaginei ter um acolhimento igual ao que a VMV tem me dado. Mateus é meu segundo filho e minha experiência com a maternidade vs. trabalho foi de segurança em todo o tempo, conseguindo conciliar os desafios da dupla jornada. A VMV me deu todo o apoio e a compreensão durante a gestação. Durante a minha licença maternidade, carinhosamente, estavam sempre preocupados com o meu bem-estar e o da minha família. E retornando ao trabalho, não foi diferente. Como mulher, negra e mãe, me sinto muito feliz em fazer parte de um grupo que acredita no potencial da mulher, sem preconceitos.”, ressalta Kely.
Apesar de sabermos que ainda há grande preconceito em relação às mulheres no mercado de trabalho, a Joyce Melgaço, que também ocupa um cargo de liderança na VMV Group, como Head of Culture, afirma que na VMV é diferente:
“A VMV é uma empresa que sempre preza pelos talentos femininos. Primeiro, porque sabemos o quão difícil é o mercado para as mulheres. Temos um preconceito desde muito tempo em relação ao mercado feminino. Então a gente luta pra tentar provar o contrário, né? Não é à toa que 85% do nosso time hoje é feminino e tem grande valia para nós, tanto em questão de produtividade, quanto em questão de assertividade, entendimento de demandas, disponibilidade também. Prezamos pela política de equidade. Todo mundo tem seu perfil comportamental, onde ninguém se limita. Cada um tem o seu perfil e consegue lidar com tudo que a gente propõe, tudo que a empresa tem em relação a desafios e diferenças. Isso é sempre bom para a VMV. A VMV se empenha na contratação de talentos femininos por entender que as mulheres têm a multidisciplinaridade como um fator intrínseco. Sabemos, ainda, do poder de liderança que existe no universo feminino e tudo isso alinha com a nossa vontade de lutar por um melhor posicionamento dos nossos talentos no mercado.”, enfatiza Joyce Melgaço – Head of Culture da VMV Group