3 razões para ter uma segunda residência para lazer

Flexibilidade, facilidade e melhora na qualidade de vida são alguns dos pontos abordados pela MyDoor

A compra da segunda residência para desfrutar momentos de descanso e lazer, seja no campo, na praia ou na montanha, é o sonho de muitos brasileiros. Segundo dados da Brain Inteligência Estratégica, a intenção de comprar imóveis nos próximos 24 meses chegou a 39%, um valor otimista de crescimento do mercado. A mesma instituição mostrou, em outro estudo realizado em conjunto com a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), que cerca de 63% das pessoas buscam empreendimentos com opções de lazer, mostrando que as propriedades ganharam diferentes significados e usos.

Inserida nesse ramo, a MyDoor, referência na venda de residências de alto padrão, traz a inovação da segunda residência de forma diferenciada para o Brasil, por meio da sociedade imobiliária – para 2 a 8 sócios com custos compartilhados, uso exclusivo e alternado. “Imóveis são considerados uma das formas mais seguras de investimento financeiro, mas também ótimas opções para investir em uso pessoal e qualidade de vida. Nesse sentido, possuir mais de uma moradia trata-se de uma estratégia interessante para quem busca diversificar e aumentar o próprio patrimônio, além de preservá-lo”, afirma Roberto Pinheiro, sócio-fundador e CEO da empresa.

Com a tendência desse mercado, que está em ascensão no Brasil, o especialista lista 3 razões para ter residências com foco em lazer:

Melhora na qualidade de vida:

    “Casas na praia, montanha ou campo são ótimos lugares para curtir com família e amigos, além de proporcionar momentos únicos com aqueles que amam, criar memórias e garantir momentos de união e conexão. Além disso, esse tipo de empreendimento também se torna um legado para o futuro, representando patrimônio para as próximas gerações e estreitando relacionamentos familiares”, afirma Roberto Pinheiro.

    Nesse meio, possuir uma segunda moradia melhora a qualidade de vida de forma significativa, permitindo desfrutar de novos destinos e programas para a família, sem preocupações – principalmente no modelo de sociedade imobiliária. É o que revela o estudo “Comportamento do Consumidor e as Tendências para 2023”, realizado pela BRAIN Inteligência Estratégica e divulgado pela ABRAINC, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. De acordo com a pesquisa, 63% dos consumidores afirmam que áreas de lazer são importantes nos imóveis e impactam na qualidade de vida dos moradores.

    Flexibilidade e facilidade:

      Possuir um espaço para diversão e descanso oferece também flexibilidade, tornando possível alternar entre viver na cidade, no campo, praia ou montanha, dependendo das necessidades e preferências momentâneas. Uma segunda residência significa ter um destino de lazer sempre disponível, dispensando a necessidade de planejar longas viagens ou fazer reservas.

      “Com a compra por meio de sociedades imobiliárias, além de tudo isso, a facilidade também está presente. No caso da MyDoor, por exemplo, nós ficamos responsáveis por toda a manutenção, decoração e gestão, entregamos as casas 100% mobiliadas e decoradas. E os sócios também têm os custos de aquisição e das despesas mensais reduzidos, já que são compartilhados entre eles. Também defendemos que, ao adquirir casas no modelo de sociedade, as famílias não ficam presas a somente um destino, pois podem investir em empreendimentos em cidades e estados diferentes por um valor mais em conta”, completa.

      Elevação da renda familiar:

        “Ao adquirir a segunda residência, há uma grande chance de obter renda adicional. Isso ocorre já que é possível alugar o imóvel por temporadas, gerando um bom retorno sobre o investimento”, explica Roberto. Ainda de acordo com ele, a questão financeira é crucial na hora de adquirir um bem como esse, e as possibilidades aumentam ou complementam a renda mensal. “Falando sobre a sociedade imobiliária, o empreendimento também traz oportunidade de upgrade aos sócios, já que, por dividir os custos com os demais sócios, eles têm a oportunidade de adquirir imóveis melhores, em localizações mais privilegiadas, fazendo um uso mais eficiente de seu investimento”, finaliza o CEO.

        Além disso, casas e apartamentos tendem a valorizar com o tempo. Segundo dados do Índice FipeZAP, a média nacional de valorização de imóveis em 2023 foi de 4,82%. Uma segunda residência, por exemplo, em localização privilegiada pode ser investimento sólido, aumentando o patrimônio e proporcionando segurança financeira a longo prazo.

        Nesse meio, o modelo MyDoor propõe espaços que podem ter no mínimo 2 e no máximo 8 sócios, com custos compartilhados, uso exclusivo e alternado, e toda gestão completa da companhia, desde a curadoria imobiliária, até a manutenção periódica. Os sócios também contam com o auxílio de concierge que proporciona experiências personalizadas, como jantares, passeios e até as compras de supermercado. Com mais de 30 casas disponíveis, a companhia está presente na Bahia, no litoral e interior de São Paulo, em Alagoas, no Ceará e no Rio Grande do Norte.