Tecnologia permite ver a casas dos sonhos por meio de realidade aumentada e maquetes em 3D

Tecnologia permite ver a casas dos sonhos por meio de realidade aumentada e maquetes em 3D

Criada em 2017, a InstaCasa utiliza diversas tecnologias para apresentar ao possível comprador uma grande diversidade de projetos de arquitetura para cada lote do empreendimento. Com boas soluções arquitetônicas para qualquer tipo de terreno, a plataforma da construtech elimina a percepção de um lote ruim em função de altas declividades, permitindo que consumidores visualizem o projeto desejado em realidade aumentada e tecnologia 3D. “O objetivo da realidade aumentada é viabilizar um panorama mais preciso daquilo que será construído e todos os detalhes como materiais e instalações que, muitas vezes, são difíceis de compreender por meio de desenhos”, destaca Maurício Carrer, CEO da startup.

Com a plataforma da InstaCasa, o corretor consegue incluir elementos virtuais que interajam com o que já existe para imergir nos projetos de arquitetura e oportunizar a seus clientes uma noção mais verdadeira do espaço. Através de um tablet, o comprador posiciona o esboço da planta, que pode ser no próprio terreno, e consegue percorrer em tempo real todos os cômodos da casa. Isso diferencia a experiência de apresentar um projeto de arquitetura de maneira muito mais interativa e clara para os potenciais compradores.

Outra tecnologia que se destaca dentro da plataforma e também proporciona uma experiência diferenciada de compra, é o sistema BIM (Building Information Modeling) que reuni todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada, quantificando dados como materiais, custos, tempo e outras propriedades que possam ser úteis para o planejamento da construção. “A metodologia BIM permite um maior detalhamento de orçamento e planejamento, além de prever possíveis erros de construção em diferentes áreas do projeto. Com isso, é possível entregar um projeto de arquitetura precificado, sem desperdiçar materiais, tempo e dinheiro”, explica Maurício.

O principal objetivo da InstaCasa é integrar o mundo virtual com o mundo real de loteamentos para proporcionar uma experiência de compra personalizada e transformar a maneira como as pessoas compram casas. “Assim, possibilitamos para o potencial comprador testar uma imensa variedade de projetos de arquitetura sem precisar realmente construir uma casa”, destaca o executivo.

Comments are closed