São Paulo ganha apartamento sustentável

Você às vezes sente que o conceito de uma vida sustentável parece muito complicado, cheio de exigências e muito distante da realidade?  Você não está sozinho, muito pelo contrário. E foi pensando nisso que um grupo de grandes marcas brasileiras, lideradas pela SOL – empresa de democratização da sustentabilidade e economia por meio do fornecimento de energia solar -, montou um apartamento super moderno, na zona nobre de São Paulo, totalmente sustentável. A ideia é mostrar que a proposta de sustentabilidade é muito mais simples e próxima do que se imagina.

“Nossa ideia é que as pessoas possam perceber que com pequenos gestos e fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance, podemos mudar muito. Criamos por exemplo a lista dos top 5 de maior consumo elétrico, para que as pessoas tenham conhecimento e possam fazer um uso consciente. Quando você ligar o ar-condicionado por exemplo, que está disponível no apartamento, há uma informação de que ele consome 6,5 vezes mais que o ventilador, também instalado. O objetivo é que o morador possa optar pelo uso que julgar mais importante e vá dosando isso no dia a dia”, diz Daniela Robledo, diretora de comunicação da SOL e criadora da ideia.

O apê foi todo equipado com eletrodomésticos que consomem menos energia; linhas de móveis produzidas a partir de madeira de reflorestamento, além de colchão e tecidos feitos de materiais reciclados e reaproveitados. Lixo com coleta seletiva, chuveiros e descargas que usam água de forma econômica também foram instalados.  Tudo pensado em gerar o menor impacto possível para o meio-ambiente.

Além disso, o Apartamento SOL Modelo Sustentável – São Paulo conta com uma usina de autoconsumo, gerando sua própria energia através de um kit de placas voltaicas da SOL Copérnico. A geração e o consumo da energia 100% limpa para o Planeta podem ser acompanhados pelo morador através de um tablet que traduz todo o comportamento da geração de energia solar.

A Etna entrou com sua linha de móveis feita de madeira de reflorestamento revestidos com tecidos EcoSimple, todos disponíveis no seu catálogo.

O quarto tem cama Euro Colchões, 100% feita de materiais reaproveitados, da sua linha EcoMind. Com fibra REPREVE®, a maior empresa do mundo em fabricação de fibras recicladas de alta qualidade para tecido, o colchão é todo feito ainda de garrafas PET resgatadas da costa dos oceanos, o molejo é feito de aço reciclado e a cola não possui solventes.

A máquina Nespresso tem Sistema Vertuo, uma linha feita com menos plástico, como alternativa para a redução na sua geração de resíduos e pegada poluente, visando atingir a meta de alcançar a neutralidade em carbono.

A TV é de uma nova linha da Samsung, que consome menos energia. O controle de TV O SolarCell é feito com 28% de plástico reciclado e tem uma vida útil de sete anos, período em que se pode evitar o descarte de 99 milhões de pilhas AA, uma vez que é alimentado por energia solar.

O grande diferencial na sala é o lounge da FOM, de puffs e almofadas feitos com tecido sustentável proveniente de aparas de algodão e fibras recicláveis. Esses e todos os produtos da marca vêm sendo fabricados, desde o último mês, com energia solar.

O projeto tem a assinatura do arquiteto Vinicius Longato que ainda traz fotografias também de sua autoria dos quatro elementos da natureza em ambientes pelos quatro cantos do país, resgatando a brasilidade e a sustentabilidade regional.

O apartamento será lançado em 14 de dezembro e ficará por três meses, em estilo pop up. Neste primeiro momento, formadores de opinião, influenciadores e artistas serão convidados a uma experiência como moradores na unidade em Pinheiros.  “Nada melhor que convidar as pessoas para viver na pele os benefícios de morar desse novo jeito. Os influenciadores vão ajudar a espalhar a ideia, compartilhando sua experiência com todo mundo”, diz Daniela. A ideia é que o projeto viaje por todo o país, sendo adequado a cada região, de acordo com a cultura local.