São Paulo 469 anos: confira as ruas e os bairros mais procurados para venda e locação na capital paulista

Estudo inédito realizado pelo DataZAP+ analisa o interesse de consumidores de todo o Brasil que pretendem morar na cidade paulistana

A cidade de São Paulo, um dos maiores pólos de migração do país, completa 469 anos e, para celebrar a data, o DataZAP+, braço de inteligência de dados do ZAP+, divulga edição especial do estudo Radar Imobiliário, que identifica as preferências dos brasileiros – na própria capital, no Estado de São Paulo e no restante do país – na hora de escolher uma moradia na cidade, seja para comprar ou alugar.

De acordo com Larissa Gonçalves, uma das economistas do DataZAP+ responsáveis pelo estudo, os resultados apontam um cenário que indica a diversidade e complexidade da metrópole. “O resultado mostra bastante da diversidade de público, de cultura e de preferência de quem procura morar na capital paulista”, comenta.

Para chegar aos resultados, os especialistas avaliaram o interesse de habitantes de todo o Brasil por anúncios de imóveis na capital paulista disponíveis nos portais Viva Real e ZAP Imóveis ao longo de todo o ano de 2022. Dentre os bairros mais buscados para compra, a Vila Mariana, na Zona Sul, foi destaque considerando os três diferentes públicos. Já na busca por imóveis para locação, a procura é mais homogênea entre moradores da capital e do Estado, mas fica mais concentrada nas zonas sul e oeste entre habitantes de outros estados.

Ruas mais buscadas

Entre as ruas mais buscadas para morar na cidade de São Paulo, a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, no bairro de Pirituba (Zona Norte), é uma das preferidas tanto para compra e venda como para locação por todos os públicos analisados. Ela aparece em primeiro lugar para os consumidores que são da capital e procuram comprar um imóvel. Para este público, as avenidas Vila Ema e Celso Garcia, ambas na Zona Leste, aparecem em segundo e terceiro lugares respectivamente.

A rua Cayowaá, na Zona Oeste, é a preferida para moradores do Estado, exceto a capital, e buscam comprar um imóvel na cidade paulistana. Já para os consumidores de outros estados, a Rua Francisca Miquelina, no centro, é a mais procurada para compra.

Confira abaixo as ruas mais procuradas para venda na capital paulista.


Quando o interesse é para locação, a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba, segue na preferência tanto para moradores da capital como para quem mora em outras cidades paulistas. Já a região central, seja na Avenida Brigadeira Luís Antônio ou na Rua Frei Caneca, aparece na lista de todos os públicos que procuram alugar um imóvel, com destaque para aqueles que moram em outros estados brasileiros.

Confira abaixo as ruas mais procuradas para locação  na capital paulista.

Zona Norte

Lar da maior área verde da capital, a Zona Norte possui quase 4,67 m² de área verde por habitante, superando todas as demais regiões da capital. Nela estão situados o Horto Florestal, o Parque do Jaraguá e a Serra da Cantareira, que além da sua importante biodiversidade, também é a base do sistema hídrico da região metropolitana de São Paulo.


Na região, a liderança nas buscas tanto para compra quanto para locação é ocupada pela Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, no bairro de Pirituba. O endereço é o mais buscado por todos os públicos. “Trata-se de uma região com imóveis econômicos e de médio padrão, com preços ainda abaixo da média da capital, com boa localização, próxima da estação Piqueri da CPTM e fácil acesso para a Marginal Tietê”, explica a economista.

Confira abaixo as ruas mais procuradas para venda e locação na Zona Norte da capital.

Zona Oeste

A região reúne uma mistura cultural que reflete no perfil de moradores. Obras de arte no Beco do Batman, bares em Pinheiros e Vila Madalena, a recém inaugurada Roda Gigante no parque Cândido Portinari – a maior da América Latina -, e a Cidade Universitária são apenas alguns exemplos da diversidade da Zona Oeste.

Entre as ruas que se destacam na região, está a Carlos Weber, na Lapa, que é a mais buscada pelos próprios paulistanos que desejam comprar um imóvel, mas também ocupa a liderança quando a procura é por locação, tanto entre moradores da capital quanto de outras cidades do Estado.

“Estamos falando de uma região, que é potência imobiliária, concentrando 66% dos lançamentos de imóveis de luxo e 29% dos imóveis de médio padrão da capital entre dezembro de 2020 e novembro de 2022”, complementa Larissa.

Confira abaixo as ruas mais procuradas para venda e locação na Zona Oeste da capital.

Zona Leste

A Zona Leste conta muito da história de São Paulo, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento histórico. Por exemplo, o que hoje é o Museu da Imigração, entre os bairros da Mooca e do Brás, já foi a hospedaria de imigrantes do Brás, construída entre os anos de 1886 e 1887. Já o bairro do Tatuapé tem passado por um processo de revitalização e se destaca por ser o mais procurado em toda região, seja para locação ou venda.

A Avenida Celso Garcia é a mais lembrada da Zona Leste para quem quer alugar um imóvel na região. Para venda, ela também ocupa a liderança entre moradores de fora da cidade, porém entre os paulistanos a mais buscada é a avenida Vila Ema.

Confira abaixo as ruas mais procuradas para venda e locação na Zona Leste da capital.

Zona Sul

São Paulo é o nono maior município do estado, com 1.521 km² de área, e a Zona Sul representa quase metade de tudo isso. Com cerca de 740 km², a região é maior do que 87% dos municípios paulistas. Com uma área tão extensa, a Zona Sul tem tanto cenários verticais de prédios como localidades com paisagem dominada por vegetação nativa de Mata Atlântica.

Para os perfis estudados neste especial, a Vila Mariana se destaca em todos rankings, seja na primeira ou segunda colocação. Já a rua 1º de Janeiro, na Vila Clementino, aparece como a mais buscada por moradores da capital e de outros estados brasileiros para comprar um imóvel.

Confira abaixo as ruas mais procuradas para venda e locação na Zona Sul da capital.

Centro

O Centro, berço da cidade de São Paulo, guarda um grande acervo cultural. Hoje, o bairro da República é o distrito que mais possui centros, casas e espaços culturais da cidade, além de ser um dos preferidos nas pesquisas para compra/venda de imóveis residenciais situados fora do estado de São Paulo (18,1%).

A rua Frei Caneca (Cerqueira César), por exemplo, aparece na preferência de compra e venda e também locação em cinco dos seis públicos analisados. Quem busca alugar também tem procurado opções na Avenida Brigadeiro Luís Antônio (Bela Vista). “É uma via longa, com muitas opções para locação. Além disso, faz ligação com a região central e a Avenida Paulista, com acesso à estação de metrô e uma importante malha de linhas de ônibus”, explica Larissa.