O que é a inteligência imobiliária

O que é a inteligência imobiliária

A iVera explica como a IA já está impactando pesadamente o mercado imobiliário
Um mundo em transformação é aquele em que as inovações aparecem a todo momento. Hoje, vivemos imersos na tecnologia. E pode ser tido como ingênuo quem não acredita que ela implica em modificações expressivas na sociedade.

A Inteligência Artificial, que é uma área da ciência com o propósito de ensinar as máquinas a realizarem atividades humanas de forma autônoma, começou a ser conceituada na década de 1920 com o Filme Metrópolis. O sucesso do cinema foi um dos pioneiros a mostrar robôs inteligentes em sua trama.

A partir daí, principalmente na década de 50, houve um grande salto tecnológico em direção a ela. Arthur Samuel desenvolveu o primeiro computador cientifico em 1952 e, em 1957, Frank Rosenblatt apresenta o perceptron, um algoritmo que funciona como um tipo de rede neural artificial.

A evolução dos estudos nos faz chegar até os dias de hoje. Estamos imersos em um intenso processo de digitalização no qual a Inteligência Artificial é fundamental e ganha espaço em diversos segmentos da sociedade. Desde os smartphones nas palmas de nossas mãos, nas assistentes virtuais dos sites, nos dispositivos por voz, como a Alexa, até cada uma das casas e, logo mais, até nos jogos de futebol.

Na América Latina, a IA acompanha a tendência mundial. O seu uso saltou de 32% (dados de 2018), para 48% em 2020, segundo o Índice de Nível de Inovação e Crescimento IA.

É nesse cenário, de um mundo conectado e em transformação, que surge a inteligência imobiliária. Seu objetivo primário é otimizar as relações entre compradores e vendedores, facilitando o processo desde a busca pelo imóvel.

A partir do entendimento dos dados, é possível automatizar e integrar as informações para oferecer uma solução que seja completa para os dois principais atores da compra e venda de um imóvel. Isso é exatamente o que a Vera faz, facilitando bastante a vida de compradores e vendedores, já que o primeiro consegue encontrar com rapidez e praticidade várias opções de imóvel, enquanto o segundo pode apresentar as suas ofertas de uma maneira muito mais simples e eficaz.

Desta forma, aumentam-se as oportunidades e os benefícios tanto para as imobiliárias e corretores independentes quanto para o consumidor final. Isso porque, ao escolher a inteligência imobiliária, há maior assertividade na apresentação dos imóveis a quem busca, com agendamento de visitas de leads qualificados e diminuição do tempo de venda em até 60%.

Ao analisarmos, o mercado imobiliário é um setor tradicional, mas que, com o uso adequado da tecnologia e da internet, vivencia oportunidades antes nunca imaginadas. Isso porque, a gama de informações é a peça-chave para qualquer negócio, servindo de base para a melhor eficiência e exatidão. Seja para quem compra ou para quem vende, perde quem ainda não entendeu o poder da IA e vislumbrou sua aplicação para facilitar a sua área de atuação.

Comments are closed