Liga Ventures, com apoio estratégico da PwC Brasil, lança mapeamento dinâmico com soluções para o mercado de construtechs, proptechs e condomínios

Liga Ventures, com apoio estratégico da PwC Brasil, lança mapeamento dinâmico com soluções para o mercado de construtechs, proptechs e condomínios

Principal ponte para o desenvolvimento de soluções inovadoras entre startups e empresas no Brasil, a Liga Ventures, com apoio estratégico da PwC e em parceria do Secovi-SP, maior sindicato do mercado imobiliário da América Latina, disponibiliza um novo mapeamento de startups, dessa vez com soluções aplicadas ao mercado de construção civil, mercado imobiliário e condomínios. O resultado faz parte da Startup Scanner, ferramenta pioneira, que permite acompanhar de forma dinâmica a movimentação do setor nos mais diferentes segmentos, com atualizações constantes e de forma gratuita.

Apenas no segmento Construção Civil, o mapa aponta neste momento 229 startups ativas, divididas em 24 categorias de aplicação e em 70 cidades do Brasil. Entre os nichos com mais soluções, estão Gestão e Controle de Obra (10,48%), Cotação e Compra de Insumos (9,17%), Projeto (6,55%) e Drones (5,24%). Em ano de fundação, 2016 e 2018 lideram com 14,85%.

Além disso, também foram mapeadas 278 soluções destinadas ao mercado imobiliário, divididas em 32 categorias de aplicação e 57 cidades do Brasil. Entre os segmentos de proptechs que mais se destacam, estão Intermediação Digital (7,19%), Reforma e Decoração (7,19%) e Utilities (6,83%). Já no segmento de condomínios, foram mapeadas 58 startups, localizadas em 23 cidades do Brasil e divididas em 9 categorias, sendo as principais Gestão de Condomínios (32,76%), Sustentabilidade (13,79%), e Recarga de Veículos (12,07%). Entre as proptechs, 2017 lidera com o maior número de nascimentos, com 17,99%. Já em Condomínios, o ano com mais fundações foi 2018, com 18,97%.

“A cada novo estudo que disponibilizamos, sentimos que estamos contribuindo para que os setores mapeados consigam mais visibilidade para as soluções que estão desenvolvendo. Esperamos também que as empresas e o mercado como um todo possam se beneficiar dessas inovações, ajudando a fomentar esse ecossistema para que ele cresça cada vez mais. Além disso, já disponibilizamos mapeamentos em diferentes segmentos como vendas, saúde, mobilidade e outros, que podem servir como fonte de informação para quem deseja acompanhar o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Raphael Augusto, diretor de inteligência e estudos de mercado e Startup Hunter da Liga Ventures.

A Startup Scanner tem como base o banco de dados da Liga Ventures, com mais de 25 mil startups e que conta com diversas fontes, como inscrições para os programas de aceleração, estudos do Liga Insights, eventos que promovem todos os anos, recomendações de parceiros externos, notícias em portais de negócios, bases abertas, indicações diretas e busca ativa de startups.

“A Startup Scanner chega ao seu 7º segmento, o de Construtechs, Proptechs e Condomínios, que, somando aos segmentos de Energia, Saúde, Alimentos, Vendas, Mobilidade e Govtechs, já reúne mais de 1.500 startups com informações confiáveis e dinâmicas. E continuará crescendo mensalmente e se consolidando como o principal mapa dinâmico do mercado brasileiro. A efetiva adoção do Startup Scanner como ferramenta de trabalho para as startups e corporações nas suas conexões é o que buscamos como forma de incentivar ainda mais o ecossistema de inovação”, afirma Luiz Ponzoni, sócio da PwC Brasil e sócio líder de novos negócios e investimentos da PwC Brasil.

“O nosso objetivo é trazer práticas mais arrojadas às atividades imobiliárias e essa parceria com a Liga Ventures propicia isso, com o lançamento da Startup Scanner da construção civil, beneficiando as startups e o mercado como um todo”, destaca Rodrigo Abrahão, coordenador geral dos Novos Empreendedores do Secovi-SP.

Todos os mapas apresentados até o momento são atualizados periodicamente, haja visto que o mercado apresenta mudanças constantes. Para conferir o mapeamento completo, o interessado deve se inscrever pelo link.

Comments are closed