Lançamentos e vendas da incorporação mantêm ritmo positivo e abrem 2021 em alta

Lançamentos e vendas da incorporação mantêm ritmo positivo e abrem 2021 em alta

O Indicador Abrainc-Fipe mostra que os lançamentos de imóveis somaram 40.997 unidades no último trimestre móvel (que inclui novembro/2020, dezembro/2020 e janeiro/2021), contribuindo para uma alta de 16,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Considerando esse resultado, o número de unidades lançadas nos últimos 12 meses totalizou 125.538 imóveis novos no mercado, superando em 5,5% a quantidade registrada nos 12 meses precedentes.

Comparativamente, foram vendidas 36.748 unidades no último trimestre móvel, o que representa uma alta de 16,5% em relação ao volume comercializado no mesmo período do ano anterior. Já no acumulado nos últimos 12 meses, encerrados em janeiro, as 141.856 unidades comercializadas superaram em 21% o volume transacionado no período precedente. Acompanhando esse desempenho, as vendas líquidas, que correspondem ao volume de vendas excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período, cresceram 17,4% no último trimestre móvel e 21,8%, nos últimos 12 meses.

Para o presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, os dados mostram que os empresários iniciaram 2021 com otimismo em relação ao setor. “O ano passado foi marcado pela recuperação do mercado, após o impacto inicial da pandemia, mas também pela expressiva redução na taxa de juros, que terminou 2020 no piso histórico de 2% ao ano, e um aumento na oferta de crédito, que representou um grande estímulo ao setor. Em janeiro deste ano, o ritmo forte nos lançamentos e nas vendas teve continuidade, demonstrando que os empreendedores estão confiantes num ambiente propício de negócios, com grande atratividade para o investimento de imóveis, em relação a aplicações financeiras tradicionais, e com perspectivas favoráveis para os consumidores interessados na aquisição da casa própria”, afirma.

Segmentos – Os empreendimentos participantes do Programa Casa Verde Amarela (CVA) mantêm sua posição de destaque, sendo responsáveis por 82,9% dos lançamentos e 81,6% das vendas residenciais nos últimos 12 meses. Em termos de unidades lançadas, o segmento registrou alta de 12,1% no último trimestre móvel e de 10%, nos últimos 12 meses. Com respeito às vendas do segmento, a alta registrada foi de 26,2% nas unidades comercializadas no último trimestre móvel, contribuindo para um avanço de 34,2% no acumulado dos últimos 12 meses.

Finalmente, os lançamentos de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram alta expressiva de 36,3% no último trimestre móvel. Em contraste, considerando os últimos 12 meses, o segmento acumula uma queda de 11,4% na quantidade de unidades lançadas. Em relação à comercialização, as vendas declinaram 11,9% no último trimestre móvel e 12%, no acumulado dos últimos 12 meses.

Comments are closed