Gerdau apresenta nova solução para industrialização da construção civil

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, acaba de lançar a Gerdau Design, trazendo novas contribuições para a industrialização do setor da construção civil. Atuando na avaliação da melhor solução estrutural, a Gerdau Design tem como objetivo aumentar a produtividade de um dos mais importantes setores da economia no Brasil por meio de tecnologias construtivas onsite (no canteiro de obras) e offsite (sistemas construtivos produzidos em ambiente de fábrica).

“A construção civil é um setor extremamente relevante — no Brasil, gera 10,3 milhões de empregos e representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) — e, por isso, queremos contribuir com a melhoria de sua produtividade, que tem muito espaço para avançar. Ao longo das últimas décadas, os projetos de arquitetura e engenharia evoluíram, com o desenvolvimento de obras cada vez mais complexas, mas não vimos um incremento na produtividade do setor. Fatores como a falta de padronização e a cadeia fragmentada acabam prejudicando o setor”, avalia Mauro de Mello Franco, head de marketing da Gerdau Aços Brasil.

Como maior empresa brasileira produtora de aço, a Gerdau se propõe a contribuir ativamente para o incremento da produtividade e sustentabilidade da construção civil, viabilizando o uso de novas tecnologias e industrializando processos produtivos. O uso da estrutura metálica, por exemplo, confere maior velocidade às construções, reduz o desperdício de recursos e gera menos resíduos, além de ganhos na gestão. O aço é um material eficiente que vem evoluindo nos últimos anos, é flexível e uma matéria-prima sustentável e reciclável — na Gerdau, 73% da produção é a partir de sucata ferrosa — além de ser 100% e infinitamente reciclável.

“A Gerdau Design atuana etapa de projeto, oferecendo um serviço exclusivo de consultoria para avaliação da melhor solução construtiva para a estrutura de cada obra. Com o uso de tecnologias industrializadas onsite e offsite, visa incrementar a eficiência das etapas do projeto, da construção e do pós-obra”, conta Mauro Franco.

O aço como solução 

A inauguração, em 2022, do Hospital Mater Dei de Salvador, assinado por Siegbert Zanettiini, arquiteto reconhecido mundialmente por seus projetos inovadores com estruturas metálicas, reforça o aço como solução para a construção. A partir de estruturas de aço, uma área de 62 mil metros quadrados foi construída em oito meses — a obra trouxe uma série de inovações que possibilitaram sua industrialização. “São diferenciais importantes que posicionam a empresa contratante em relação a seus concorrentes. Os riscos para os profissionais envolvidos são menores, a obra mais ágil antecipa a receita e conseguimos trabalhar com ambientes mais amplos, pés direitos mais altos e área útil maior”, aponta Gustavo de Matos Paiva, superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da Rede Mater Dei de Saúde.

Outro exemplo é a ampliação do Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, em São Paulo, que criou 100 novos leitos em meio à pandemia. Inaugurada em 2020 após somente 33 dias de obra, a construção de 1350 metros quadrados tem 100 toneladas de aço Gerdau e foi comandada pela Brasil ao Cubo, construtech de construção modular offsite na qual a Gerdau tem participação.

Para saber mais sobre a Gerdau Design consulte o site.