Gafisa desenvolve programa multidisciplinar de profissionalização para corretores da Companhia

Gafisa desenvolve programa multidisciplinar de profissionalização para corretores da Companhia

A Gafisa, uma das construtoras e incorporadoras mais respeitadas do Brasil, presente há 66 anos no mercado, inova com o projeto ‘Universidade Gafisa’, um programa de treinamento multidisciplinar destinado aos corretores da companhia, com o objetivo de promover conhecimento em diversas áreas, entre elas: matemática financeira, marketing pessoal, orientação jurídica, atendimento e relacionamento com o cliente.

O objetivo da Companhia com a Universidade Gafisa é construir a melhor equipe de vendas do mercado, sendo referência na construção, gerando conhecimento para o time de corretores, para que estes profissionais desenvolvam e aperfeiçoem habilidades, que vão além da corretagem tradicional.

Para isso, a empresa irá oferecer todas as informações para o desempenho do trabalho dos vendedores, focando em habilidades específicas e competências interpessoais, preparando os profissionais para atuarem com liderança, melhorar o clima do ambiente de trabalho, potencializar os resultados, fortalecer a cultura organizacional e a imagem da Gafisa e manter a visão, missão e valores alinhados para todos os públicos.

O vice-presidente de Mercado da Gafisa, Fábio Romano, explica que o trabalho contempla uma maior interação entre os times de back office e front office para que possam compartilhar ideias e experiências com mais fluidez. A interação será feita diariamente com as áreas operacionais – Comercial e Secretaria de Vendas – e a intermediação das solicitações de vendas será realizada junto às demais áreas do negócio.

“Como acompanhamos a venda dos nossos imóveis desde o início, considerando o momento da proposta até a conclusão do contrato, conseguimos entender quais são as demandas do setor de vendas. Essa expertise e olhar estratégico nos permite trabalharmos para transformarmos as fraquezas do setor em nossas fortalezas, por exemplo a melhoria na instrução e capacitação técnica destes profissionais. Acreditamos que só seremos um time forte, se todas as nossas pessoas tiverem a mesma base e informações ao mesmo tempo”, afirma Romano.

A Universidade atuará alinhada aos eixos culturais da Gafisa, que é gerida com foco no resultado, mentalidade de dono, disciplina, confiança nas experiências e cuidado com as pessoas, tendo como premissas a ética, a responsabilidade, o respeito e a transparência.

A mensuração dos resultados abarcará os conhecimentos específicos absorvidos, autoavaliação dos participantes, avaliação técnica na prática, convivência com colaboradores, clima organizacional e satisfação dos clientes.

Programação do curso

A Universidade Gafisa prevê em sua programação uma grade de aulas teóricas dividida em quatro módulos: Integração, 2.0, Progressiva e Avançada.

No primeiro módulo, os vendedores terão acesso a conteúdos institucionais e orientações sobre a rotina do corretor, marketing pessoal e sistemas operacionais. As aulas ocorrerão às segundas-feiras.

No módulo seguinte, temas como matemática financeira, marketing e vendas, prospecção e atendimento, do projeto à Gestão de Relacionamento com o Cliente farão parte da grade de aulas.

Na terceira etapa, serão desenvolvidas habilidades e competências e ensinadas técnicas de coaching e habilidade comportamentais.

Cada um dos temas trabalhados nos módulos 2.0 serão ministrados uma vez por mês.

Enquanto os módulos iniciais que abordam os negócios da empresa são apresentados por diversas áreas da Gafisa, como de Análise de Crédito, Marketing, Repasse e Jurídico, as demais fases terão a participação de palestrantes externos e dos vice-presidentes da companhia.

Em paralelo, serão criados três núcleos de aprendizado:

• Núcleo das Academias: formado pelas lideranças da empresa, receberá treinamento para manter o time unido em todos os momentos, mobilizar e inspirar equipes e transmitir informação e confiança para assegurar a excelência do desempenho dos profissionais;

• Núcleo Microlearning: com conteúdo em áudio e vídeo sobre regras de plantão, processos de venda, telefones úteis, o que fazer e quando, valores de propostas, fórmulas de HP, motivacionais e dicas de leitura;

• Núcleo Sazonal: a partir de treinamentos temáticos em datas específicas, workshops de três dias e games de desafio do conhecimento.

Diante do cenário atual, as aulas estão sendo ministradas virtualmente. Assim que as condições para o formato presencial forem apropriadas e garantirem a segurança das pessoas, o modelo será pensado, respeitando todos os protocolos de saúde recomendados pelos órgãos competentes.

Todos os corretores da Gafisa – que fazem parte da House da companhia – Gafisa Vendas – terão uma grade obrigatória de participação, desde a integração necessária, até o módulo avançado de liderança. No entanto, este percurso será mensurado, conforme avaliações de cada etapa.

Vale destacar que os cursos serão destinados apenas para a equipe de vendas da companhia, a Gafisa Vendas. A inscrição dos corretores dependerá de uma seleção prévia dos gerentes de vendas, os quais farão o controle dos grupos de participantes.

“Trata-se de uma capacitação constante, tanto em nível de aperfeiçoamento das informações, quanto em treinamento-base das equipes de vendas que ingressam mensalmente na Companhia”, avalia Fábio Romano.

A Universidade Gafisa está desenvolvendo as grades dos cursos. A estimativa é que os treinamentos aos corretores de vendas sejam iniciados em abril de 2021.

Comments are closed