Existe idade máxima para financiar imóvel?

Existe idade máxima para financiar imóvel?

Investir em um imóvel é um grande passo para muitas pessoas que sonham com a casa própria e até mesmo para aqueles que desejam sair de um aluguel. Porém, um ponto fundamental para concessão do financiamento, é a idade do solicitante. Muitas pessoas acreditam que após passar de uma certa idade, não é possível financiar um imóvel. Pensando nisso, a Vitta Residencial, incorporadora e construtora, explica como o processo pode ser feito por pessoas com mais de 60 anos de idade.

Financiar nada mais é do que solicitar um empréstimo para adquirir um imóvel. Isso significa que as regras existentes para a aprovação do crédito dependem do perfil do comprador, principalmente a sua condição financeira, a idade e a regularidade com os sistemas fiscais e jurídicos. Nesse sentido, o banco ou outra instituição financeira deseja saber se a pessoa interessada na contratação faz parte da faixa etária compatível com o tempo do financiamento pretendido. Somente após a análise do perfil e dos documentos necessários para comprar um imóvel, a instituição financeira poderá aprovar o crédito.

A melhor qualidade de vida tem feito com que a expectativa de longevidade do brasileiro aumente gradativamente, é o que apontam dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E com isso, as regras referentes ao limite de idade são importantes para garantir que a pessoa cumpra com o compromisso assumido e a análise de crédito assegura que ela possui capacidade financeira para assumir as prestações futuras.]

A soma da idade do comprador com o tempo para quitar o saldo devedor deve ser inferior a 80 anos e 6 meses. Desse modo, caso o solicitante tenha interesse em fazer um financiamento pelo período de 30 anos, ele deve ter a idade limite de 50 anos e 6 meses. Caso o cliente interessado em um financiamento tenha 75 anos exatos, ele somente conseguirá financiar um imóvel em 5 anos e 6 meses, ou seja, 66 meses no máximo.

Quais são as regras para quem tem idade avançada?

Nos financiamentos imobiliários é obrigatória a contratação do seguro MIP (Morte e Invalidez permanente) que dá segurança para o credor de que a dívida assumida pelo contratante vai ser devidamente quitada na ocorrência de um sinistro. Assim, caso aconteça algum imprevisto, o valor remanescente será liquidado por meio do seguro habitacional. Nesse mesmo sentido, o prazo de duração do contrato do seguro habitacional acompanha o do financiamento.

Os mais velhos precisam comprovar uma renda maior?

De uma maneira geral, as instituições financeiras querem uma garantia de que o contratante vai cumprir com o contrato firmado. Logo, ele deve comprovar sua capacidade de pagamento para as futuras prestações. É por isso, que o segurado com maior idade tem que provar maiores ganhos, mesmo em caso de imóveis iguais em comparação com uma pessoa mais jovem, uma vez que o seguro habitacional impacta no valor das parcelas, mas o maior impacto é o prazo reduzido do parcelamento que é maior quanto menor for o prazo que se possa financiar.

Agora que você já sabe qual é a idade máxima para financiar imóvel, pode se planejar melhor para a aquisição do seu apartamento. Preste atenção na taxa de juros e use os recursos do FGTS, caso ache necessário reduzir o valor das prestações.

Comments are closed