Empresa de soluções Light Steel Framing ganha 40% em produtividade usando a metodologia BIM

Empresa de soluções Light Steel Framing ganha 40% em produtividade usando a metodologia BIM

Há 10 anos no mercado brasileiro, a Smart Sistemas Construtivos é especializada em projetos estruturais para construção a seco utilizando o sistema Light Steel Framing (LSF): estruturas feitas em aço galvanizado. A empresa do Grupo Águia é referência no Brasil, com mais de 300 mil m² projetos elaborados. Além de ser uma das pioneiras no país em maquinários para produção destas estruturas, conta ainda com um catálogo próprio de casas, o Smart Catálogo, que tem venda por sites e totem digital nas lojas Espaço Smart.

Com soluções modernas e práticas, que entregam melhor custo-benefício e rápida implantação, atende clientes que buscam por agilidade, sustentabilidade e inovação. No que diz respeito a elaboração de projetos estruturais, desde 2019, ganhou ainda mais produtividade ao implementar o software BIM Revit da Autodesk para o desenvolvimento dos projetos estruturais.

A empresa passou a usar a tecnologia que, entre outras vantagens, permite maior compatibilidade com outras ferramentas, conectando soluções, a fim de desenvolver a melhor concepção para os seus projetos. Com o Revit foi possível aumentar a produtividade média nas etapas de projeto ao pós-projeto.

“Em relação a 2018, já tivemos um ganho em produtividade dos projetos na média de 30% a 40%. Além de uma comunicação melhor com os clientes, já que a ferramenta tem conectividade com outras utilizadas por eles. Hoje 100% dos projetos da Smart são desenvolvidos em Revit, que garante menor custo para elaboração, assertividade no orçamento e agilidade, gerando uma evolução ao projeto estrutural”, conta Gileade Oliveira, Coordenador de Engenharia da Smart Sistemas Construtivos.

O software ajuda a reduzir o desperdício de recursos, pois permite calcular com maior precisão os materiais a serem usados na obra e o valor do investimento; permite a visualização da estrutura em 3D e modelos inteligentes que ajudam as equipes a antecipar e solucionar problemas ainda na fase do projeto, o que acaba por acelerar a construção; melhora o fluxo de trabalho, possibilitando que todos os colaboradores acompanhem as etapas desde o projeto conceitual à construção e atualizem os dados da obra em tempo real.

Atualmente, a Smart está alisando novos produtos com a Autodesk para aprimorar o uso das soluções de forma completa e cada vez mais integrada. “Para nós, essa parceria reforça a importância da transformação digital como processo primordial para alavancar o desempenho das empresas no ramo da construção civil”, afirma Ricardo Bianca, especialista técnico senior da Autodesk.

Comments are closed