Direcional Engenharia e XP assinam acordo de investimento em startup

Direcional Engenharia e XP assinam acordo de investimento em startup

A Direcional Engenharia e a XP Inc. assinaram hoje um acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto. Criada pelo Grupo Direcional, a Direto pretende ampliar sua atuação ao estruturar uma solução completa para oferta de crédito, conectando todos os envolvidos na compra, venda e financiamento de imóveis.

O acordo, comunicado hoje por meio de fato relevante antes da abertura do mercado, marca a entrada da XP no negócio com aquisição de 49,9% do capital (quarenta e nove vírgula nove porcento). A operação está condicionada a algumas etapas, dentre as quais a aprovação pelo Conselho de Administração Econômica (Cade).

A Direto reunirá o know how e a eficiência da Direcional no mercado imobiliário e a tecnologia e a experiência da XP no mercado financeiro. Com operação independente dos dois grupos associados e equipe própria em São Paulo e na sede em Belo Horizonte, a Direto ofertará três soluções iniciais complementares. A primeira delas será a concessão de empréstimos, inclusive em parceria com outras instituições financeiras, para aquisição de imóveis novos e usados por pessoas físicas. Outra frente de atuação, será o home equity, modalidade em que o imóvel entra como garantia de empréstimo. Além dessas, para construtoras e incorporadoras, a Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação.

Pelo acordo, caberá à Direcional atuar na originação de clientes e na formação do time com expertise no mercado imobiliário e em análise de crédito. A XP tratará da estruturação de soluções de funding, bem como auxiliará na captação de clientes e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas tecnológicas de relacionamento e jornada de atendimento.

A iniciativa surge no momento em que o mercado imobiliário tem se aberto a novas perspectivas, especialmente quanto ao chamado home equity. Além disso, as empresas ressaltam que a ideia da parceria é buscar utilizar diversas fontes de recursos para o crédito imobiliário. “Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar”, afirma Ricardo Couto, executivo da Direto.

“Esse deal marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário, ofertando produtos financeiros inovadores para este setor e que têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional, uma parceira de longa data da XP”, destaca José Berenguer, CEO do Banco XP.

Ricardo Ribeiro, CEO da Direcional, acredita que “superadas as condições precedentes, teremos uma empresa única, capaz de unir pontas de um mercado enorme, estimado em trilhões de reais pelo Banco Central. De um lado, temos adquirentes ou proprietários de imóveis e, de outro, empresas do setor em busca de recursos para seus empreendimentos, além de investidores em busca de oportunidades seguras, com garantia imobiliária. E nós os aproximaremos de uma maneira inovadora. É um negócio em que todos só têm a ganhar, com a atuação por meio de uma plataforma asset light que une a experiência de mais de 40 anos de mercado imobiliário da Direcional, com o conhecimento e a capacidade da XP de desenvolver soluções para o mercado financeiro.”

Comments are closed