Condomínios registram economia de até 40% na conta d’água com hidrômetro individual

Condomínios registram economia de até 40% na conta d’água com hidrômetro individual

maio 5, 2021 Comentários desativados em Condomínios registram economia de até 40% na conta d’água com hidrômetro individual By admin

A partir deste ano, todas as novas edificações no país deverão contar com hidrômetros individuais nas suas unidades de moradia. A Lei Federal que garantiu essa autonomia no controle da água em cada apartamento (13.312/16) visa diminuir o desperdício e garantir uma maior autonomia no controle sobre o uso do produto. Para Bruno Gouveia, coordenador síndico da Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do Brasil, a medida ajudará a dar mais justiça na cobrança da conta d’água e gerar economia por parte dos moradores.

– Muitas vezes, dividir em partes iguais a conta não é a forma mais justa de cobrança. Um condômino que busca economizar água acaba pagando pelo desperdício de um vizinho. Isso acaba gerando muita reclamação e dando muita dor de cabeça aos síndicos – argumenta Gouveia.

No Rio de Janeiro, onde essa regra vale desde 2011, o condomínio Residencial Spazio Verde, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, os moradores decidiram pela instalação do hidrômetro individual, apesar do edifício ter sido construído em 2006, quando a Lei ainda não havia sido sancionada.

– Em dez anos, tivemos uma redução de 40% no valor da conta de água. Os moradores passaram a ter maior consciência no uso desse bem essencial, diminuindo o desperdício de forma bastante expressiva – conta o síndico Marcelo Eduardo Cury.

O coordenador síndico da Cipa também salienta que problemas, como os incômodos vazamentos crônicos das unidades, que muitas vezes eram negligenciados pelos moradores, praticamente deixam de existir com a instalação do hidrômetro individual.

– Fica mais fácil observar quando danos no sistema estão ocorrendo. O controle feito por cada morador ajuda nessa verificação de forma mais efetiva e rápida. Até porque, isso acaba gerando contas mais altas para a unidade com problemas – explica Bruno Gouveia.

Ele também salienta a necessidade de contratar empresas especializadas que estejam aptas a fazer a instalação de hidrômetros individuais, principalmente em prédios mais antigos.

– É preciso pesquisar, procurar o suporte da administradora de condomínios para não ter problemas. A empresa contratada deve instalar os hidrômetros e dar suporte no futuro. Trata-se de uma medida que vai gerar economia a todos os moradores, mas deve ser feito com respaldo técnico qualificado – resume Gouveia.

Comments are closed